Vamos começar a andar

Fevereiro chegou, e com ele, a volta às aulas, que traz o colorido dos uniformes para a cidade, a alegria e a algazarra das crianças e jovens para as ruas. Tudo volta a caminhar, as ruas se enchem, os comércios se movimentam. A cidade começa a caminhar, sai do marasmo para um ritmo bem mais elétrico. Os alunos trazem os pais para as compras de materiais escolares, uniformes e muito mais.

O tráfego pelas ruas fica mais agitado, é preciso redobrar os cuidados tanto motoristas como pedestres. A volta às aulas traz com ela até as polêmicas, haja vista toda a discussão em torno do transporte universitário. Os professores e profissionais das escolas públicas de base é que ficaria feliz se vissem esse empenho de tantos em prol da escola pública do ensino fundamental e médio, até porque sem uma boa base é bem mais difícil chegar à faculdade.

Não dá para dizer impossível, porque infelizmente hoje há muitas “pseudo faculdades” por aí distribuindo diplomas. Mas além da polêmica do transporte universitário, há as distribuições de aulas, que também causam discussões e diz que me diz, e nos últimos tempos, tem trazido para os municípios menores, como Pinhão e Reserva do Iguaçu, muitos profissionais de fora.

Situação que por um lado não é boa, pois de certo modo tira o emprego dos profissionais locais, por outro, movimenta a cidade, pois essas pessoas precisam se alimentar, algumas até passam a residir, alugam casas, isso é bom, movimenta a economia local. Com a volta às aulas até os agricultores da agricultura familiar passam a se movimentar mais, pois é hora de vender para a merenda escolar.

È, as aulas voltam e a economia passa a caminhar, pois escola precisa de papel, caneta, tinta para impressora, produto de limpeza e de higiene pessoal.

Os desavisados dizem por ai que educação não dá lucro, mas, fevereiro, com a volta às aulas  está ai para deixar claro que a educação não só promove o avanço intelectual, social  e  um futuro melhor como deixa evidente que move e de forma significativa a economia dos municípios, e vamos que vamos caminhar, pois as aulas voltaram…

Compartilhe

Veja mais