01 de novembro de 2019

EDITORIAL

                                         A fama não é das melhores

Por onde começou a má fama não dá para definir bem. Pode ser porque durante muitos anos eram funções exercidas por pessoas que eram indicadas por políticos, e várias delas não tinham formação para ocupar os cargos que exerciam.

Talvez porque muitos cargos e funções foram criadas só para dar emprego a algum apadrinhado. Quando os cargos começaram a ser preenchidos por concurso veio a fase das cartas marcadas, ou seja, segundo o povo, só passava quem tinha QI, quem indica.

Assim, o funcionalismo público, seja da esfera municipal, estadual ou federal tem a fama de ser um folgado que ganha bem e que nem tem que cumprir horário. Essa é a fama e muito provavelmente existem no meio dos servidores públicos funcionários que fazem jus tanto entre os comissionados como os concursados.

Porém, é necessário que se diga que eles trabalham, e muito, a grande maioria dá o seu melhor dentro do que é possivel, pois muitas vezes trabalham em condições precárias, precisando garantir um bom atendimento ao público, inclusive com escassez de material.

Todos são essenciais, pois são eles que garantem da limpeza das ruas aos cuidados com a saúde da população. Da educação das crianças e jovens aos atendimentos sociais. Na realidade, se bem olhado, vai se ver que o trabalho dos servidores públicos está presente na vida de todos e todos os dias.

Quem de fato faz a engrenagem pública dos municípios, estados e país girar são os servidores, pois as lideranças políticas essas vão e vem, os coordenadores e lideranças de diversos setores, vão e vem, pois é preciso que as pessoas lembrem que há bem mais setores públicos que as prefeituras.

Mas em todos os setores públicos quem fica e independente de quem esteja no comando, vai colocar a mão na massa e fazer a engrenagem se movimentar, são os servidores públicos.

A fama não é das melhores, realmente, porém não é justa com a maioria dos servidores públicos, pois quem acompanha a vida dos servidores, seja de um professor ou de um que atua no setor administrativo, sabe que eles são trabalhadores, que merecem os parabéns por estarem todos os dias buscando dar o melhor de si para que a vida de cada cidadão vá o melhor possível no que depender dos serviços públicos.

Compartilhe

Veja mais