EDITORIAL

                                                 É UMA ESCOLHA…

O mato faz a sua parte: cresce e se alastra. Sua natureza é essa. A geada queima e seca o mato e o sol o deixa mais seco. É a natureza agindo, fazendo a sua parte. Agora, se esse mato vai ficar ali no terreno ou não, se será transformado em fogo ou não, é uma decisão dos sujeitos que convivem com ele. O número de incêndios em vegetações tem sido grande, mas não é revolta da natureza.

É a ação dos seres humanos que, entre a preguiça e o risco de incendiar casas e animais, faz a opção pelo mais prático: atear fogo no mato. Ainda bem que a humanidade é composta de muito mais seres humanos dispostos a construir que destruir.

Escolas de bairros formadas por moradores que têm baixa renda costumam ser classificadas como escolas de baixo rendimento de aprendizagem, as estatísticas provam. Bem, essa realidade só se dá se a escolha feita for aceitar a realidade posta e se acomodar a ela.

Mas, se na escola tem uma equipe de profissionais que tem o compromisso com a sua profissão e sabem que mudar a realidade é uma questão de decisão, de escolha, se terá uma escola que brilha, que é farol na comunidade. Essa foi a escolha da escola municipal Água Verde, ser luz, ser mudança, fazer de fato a diferença na vida dos 193 alunos que estudam na escola.

Lá não há conformismos, há disposição, trabalho. Ah! Fazer a diferença exige ir além do basicão, do bater cartão e cumprir o mínimo necessário. Escolher mudar a realidade, exigir sair da zona de conforto, inclusive trabalhar além do horário e até nas férias. Tem que criar situações, momentos novos para que o aluno busque, compreenda e viva o aprender de forma intensa. Isso exige estudo e muito trabalho, dedicação.

Porque a escola Água Verde teve em 2018 um IDB que destacou a escola a nível estadual? Porque lá há mais que professores e funcionários, há profissionais comprometidos que tem clareza que eles são a possibilidade dos seus alunos mudarem sua realidade. Eles compreenderam que não dá para ficar ali parados diante das dificuldades reclamando, achando culpados, se escorando na falta disso e daquilo e daquela condição, é preciso ir buscar as condições.

Diante dos desafios, novamente a escola arregaça as mangas e aposta no potencial dos seus alunos ao invés de se acomodar nas suas deficiências, está construído a Biblioeco, criando um melhor espaço para a leitura, pois sabe o quanto o hábito da leitura faz toda a diferença na vida de uma criança.

Assim só há duas coisas a fazer, se colocar à disposição caso a escola considere que se pode colaborar com essa transformação e a outra é tirar o chapéu para a equipe de profissionais da escola Água Verde que escolheu fazer a diferença na vida de muitas crianças e transformar a realidade e o futuro.

Compartilhe

Veja mais