EDITORIAL

VOCÊ DECIDE

Essa edição traz três reportagens que mostram que cada vez mais que está na mão da população do que com as lideranças políticas a decisão se as cidades, municípios, serão para todos e sustentáveis. Claro, para isso a população precisa se envolver, assumir suas responsabilidades e parar de deixar que os outros resolvam.

A reportagem sobre telhados verdes, uma opção que produz muitos benefícios para o proprietário da residência ou empresa, promove também uma melhora na qualidade de vida das pessoas daquele bairro e ou cidade, tem um custo meio alto, porém, o custo benefício compensa muito.

Se as pessoas tiverem consciência que é preciso buscar caminhos cada vez mais sustentáveis entre desenvolvimento e natureza. Até porque vamos ser francos, a natureza é mais forte e totalmente incontrolável pelos seres humanos, assim é a humanidade que tem de aprender a viver e conviver com ela.

Na reportagem da semana de meio ambiente as pessoas terão a oportunidade de se envolver e de realizar ações concretas a favor de todos, poder se livrar de pneus velhos é se livrar da dengue e o esforço é bem pequeno, é só limpar e levar o pneu até a praça Darci Brolini e sair com o dever cumprido e ainda postar de “bom moço ou moça”, dentro do politicamente correto.

A audiência pública sobre o plano diretor do município é mais que uma convocação para a participação de todos é o espaço certo, propício para se reorganizar, planejar, mexer em ranços e situações que estão se arrastando no município e precisam ser modificadas para se garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida.

É importante ir para as discussões sobre o plano diretor com um olhar que vai bem além do umbigo de cada um, pois a qualidade de vida de uma população requer mais que a participação de cada um, exige a disposição de pensar no coletivo, no bem-estar social, no desenvolvimento e crescimento sustentável e para todos.

Claro que ir ou não à audiência pública, levar ou não o pneu para ser reciclado, ir à audiência e lutar só pelo seu mundinho e deixar que os outros se explodam é uma escolha só sua, eleitor, mas lembre que as escolhas levam a colheitas e depois da escolha feita não se pode reclamar ou questionar o que vem na colheita. Então, pare, reflita e decida!

Compartilhe

Veja mais