07 de Junho de 2019

EDITORIAL

Sustentabilidade Social

Essa semana foi de greve a meio ambiente, passando pelo incentivo à leitura a ética no trânsito. Falar de meio ambiente é falar de desenvolvimento sustentável, pois os seres humanos afirmam que é preciso que continue havendo o desenvolvimento, porém, é preciso que se garanta também o desenvolvimento da natureza.

Assim é preciso garantir que aquilo que foi dado à espécie humana de presente que é a natureza com todos os seus recursos que garantem muito mais que a subsistência dos seres humanos, garantem sua qualidade de vida e inclusive suas extravagâncias e ganâncias estejam aí para as gerações futuras.

Assim, sustentabilidade é equilíbrio, é utilizar do que está à mão,contudo, com muito respeito, discernimento e bom senso. Na realidade,a sustentabilidade extrapola a questão da natureza, até porque meio ambiente é todo o lugar que as pessoas estão vivendo. Assim é preciso passar pela Sustentabilidade Social, ou seja, é pensar ações que levem a uma melhor qualidade de vida a todos.

Por exemplo, é gratificante ver a inauguração de uma edificação que é feita com materiais reciclados e mais gratificante ainda é ver uma liderança que podia tomar para si os louros desse feito, ser humilde e grato e reconhecer que tudo é sempre feito por muitas mãos. Mãos que os antecederam, mãos que estão ali trabalhando junto.

Sustentabilidade social é quando o benefício do todo prevalece sobre o benefício de alguns. Sustentabilidade social é com certeza colocar crianças para refletir e até escrever sobre as histórias contadas por seus avós.  Construir a sustentabilidade social é utilizar o estudo da ética para discutir o trânsito e os comportamentos das pessoas nele, com jovens, isso é semear para colher no futuro.

Sustentabilidade social é superar, exterminar o famoso “jeitinho brasileiro” pois sempre que alguém se utiliza dele está beneficiando somente a si mesmo e de alguma forma prejudicando e ou atrapalhando a vida de muitos. Sustentabilidade social é com certeza lutar pelos direitos de cada um e de todos, é garantir que o que já foi conquistado não se perca e nem seja usado de formas indevidas para disputas políticas mesquinhas que atende apenas aos egos.

Sustentabilidade social é ver todo o esforço de professores, pais e comunidade para proporcionar a alunos da educação especial um momento de brilho, é acreditar na força que vem de dentro deles ignorando completamente suas limitações.

Para que a sustentabilidade social aconteça na sociedade, na escola, no trânsito, nas empresas, na política, é preciso que cada um no seu quadrado decida pela transformação social, que passa necessariamente por pensar além dos direitos de cada um e vai até o bem-estar de todos.

 

Compartilhe

Veja mais