MAIS UM ANO, NÃO UM NOVO ANO

Cá estamos nós com a primeira edição de 2019, a primeira dos 22 anos do Fatos do Iguaçu. O que queremos nesse novo ano é que possamos publicar muito mais noticias alegres e de vida, como a reportagem sobre a queda do índice da mortalidade infantil. Porque essa queda representa vida. Vida que se concretizou e que ira tornar o futuro realidade. Essa noticia é prazerosa de publicar.

Temos que falar também da morte? Temos, pois nossa função é manter as pessoas informadas, e infelizmente ainda temos seres humanos que preferem a bala e o tiro às escondidas que o diálogo e a busca de solução pacífica, assim, nessa edição estamos com a reportagem de mais uma emboscada na localidade dos Albinos. Mas o que queremos ressaltar é a boa noticia.

Não porque o índice caiu. Mas por que ele caiu? Porque as pessoas compreenderam que a vida é o bem maior, e profissional de setores diferentes, mas interligados, decidiram e se propuseram a trabalhar em conjunto. Compreenderam que falhas não devem, mas ocorrem, e que o importante é não ignorá-las, é estudá-las e com elas aprender para superá-las e melhorar.

Optamos em falar da boa noticia e destacar a queda do índice de mortalidade infantil porque essa queda mostra que quando as pessoas de fato querem fazer diferente e melhor elas vão trabalhando, se unindo, se organizando, planejando e persistindo e nem se preocupam com os holofotes. E esse tipo de trabalho prova que, se quiser de fato, se pode ter um ano novo, novo, onde motorista respeita pedestre. Onde todos pensam em todos e fazem do estacionamento consciente uma prática cotidiana.

Onde se discute os cuidados e ou desleixos das autoridades com o município, mas cada um cuida da sua calçada e a faz pensando na acessibilidade. Onde se briga quando o caminhão de lixo não passa, mas cada qual separa seu lixo, não joga sujeira nas ruas e não danifica as lixeiras existentes. Bem, nós acreditamos que o ano pode ser de fato novo, para isso basta que façamos o melhor que podemos em nosso trabalho, com muita responsabilidade, compromisso, com sorriso nos lábios e no coração.

Que sejamos gentis com as pessoas que convivemos. Que de fato antes de defender esse ou aquele tema, se reflita se o que se quer é o bem de todos ou só estar de bem com alguns. Ser capaz de ver que às vezes o que parece injustiça ou retirada de direito é na verdade a priorização dos direitos dos que de fato mais precisam. Ter um novo ano exige que se olhe o mundo com os olhos novos, que se empreste o olhar do amigo, do adversário, do concorrente, do parente, do que está ao lado, para ver quais as cores e prisma que ele vê, pois quando vemos com o olhar do outro fica mais fácil compreender seus argumentos.

Nós, do Fatos estaremos aqui o ano todo acompanhando, registrando e divulgando as noticias e acontecimentos de Pinhão e Reserva do Iguaçu, e torcendo que elas de fato sejam a construção de um novo ano e modo de ser e agir das lideranças e munícipes.

Compartilhe

Veja mais