Um ano… Tudo virou memória

                                                                      Que belezura…

O ser humano é o habitante da terra mais adaptável, e se for para se adaptar ao que é bom confortável, o processo é altamente ligeiro. Esse processo ficou muito visível em relação à pavimentação da PR 459, que comemorou um ano. As pessoas questionadas quanto aos benefícios depois que o asfalto chegou, não foi uma nem duas que disseram, “Nossa, agora preciso pensar como era antes, pois ficou tão bom que a gente nem se lembra do pó e do barro do passado”.

É, assim a vida vai acontecendo, as coisas vão melhorando e as pessoas vão esquecendo as dificuldades que passaram e muitas vezes esquecem as lutas que tiveram que enfrentar para conseguir aquele bem estar e ou conforto. Olha que para acontecer a pavimentação desse trecho de 26 km da 459 foram travadas muitas lutas e batalhas, muitas pessoas se dedicaram e se empenharam para que a pavimentação viesse, só no Fatos do Iguaçu, 20 anos de luta foram registrados.

O prefeito Edison Campos fez o primeiro ato público, mas depois dele, outros o fizeram seja prefeitos de Reserva do Iguaçu ou do Pinhão, e muitas outras autoridades se envolveram de vereadores a deputados estaduais, lideranças do comércio e até religiosas. Todos sabiam que o trecho era pequeno, mas que iria afetar, ajudar e até mudar a vida de muita gente.

Mas, como no Brasil a necessidade do povo precisa se encontrar com a determinação e a vontade política de uma liderança governamental, a PR 459 ficou por muito tempo sendo só promessa de campanha, muitos se diziam a favor e trabalhavam um pouco por ela mas parecia que cansavam.  A pavimentação chegou a ser comemorada e iniciada, mas, de repente, numa mudança de governo e de querer político, a base para receber o asfalto virou pó e as esperanças caíram literalmente por terra.

Mas, quando a vontade e a determinação política entram em campo, a solução pode demorar, mas vem. Vamos reconhecer, muitas lideranças políticas estaduais brigaram e trabalharam para a pavimentação, mas quem abraçou a causa e não largou até que ela acontecesse foi o deputado Rossoni, que, por sinal, várias vezes ficou muito bravo com o Hominho do Fatos do Iguaçu, que ficava ali de plantão cobrando, esperando a promessa virar realidade e ele marcava data para o inicio da obra e nada, e mandava recado pro hominho que na páscoa a obra começa e o Hominho comia todos os ovos da páscoa e nada da obra iniciar.

Mas, quando a determinação entra em campo, as coisas podem ser lentas, mas acontecem, passou uma eleição e uma reeleição até que, no dia 9 de julho de 2017 os 26 km da PR 459 foram pavimentados e inaugurados e o Hominho pôde dizer: Que belezura de asfalto…

Compartilhe

Veja mais