Movimento é tudo

Movimento é se olharmos bem a chave da saúde, do sucesso, do desenvolvimento, da coletividade, da união. Sabemos que algo vai bem quando tem movimento. Por exemplo, quando é que o povo começa a dizer que uma administração pública vai mal?

Quando não está parada, está tão devagar que fica difícil de ver o movimento. O curioso que, normalmente os que estão na administração não conseguem enxergar o quanto a administração vai devagar, quase parando. Mas o movimento está em tudo.

Na saúde, é essencial, pois, de psicólogos a neurologistas, sem falar em nutricionistas, que são viciados  em atividades físicas, quando você vai consultar, o que eles recomendam, seja lá o problema que você tiver, faça uma atividade física, se movimente, faz bem pro corpo, mente e alma, dizem eles. É o movimento que impulsiona, que leva para frente.

O movimento de estender a mão e ajudar o outro torna qualquer ser humano melhor. Olha que esse ajudar pode ser ouvir um amigo, um abraço apertado, gostoso em uma pessoa de idade, um acompanhar o amigo ao médico, ou simplesmente sentar e ficar ao lado de quem sofre só dando à pessoa a certeza que se está ali pro que der e vier. Às vezes o movimento é parado, pelo menos fisicamente, mas, o coração, os sentimentos estão em altos movimentos.

Quando o movimento é feito por muitos com um único objetivo, os resultados vêm e promovem o desenvolvimento de uma comunidade, que é o caso da COOAFAPI e APLEPI, que se uniram e buscaram o apoio de muitos órgãos e gestão municipal, e agora, vão realizar o sonho dos pequenos produtores de agregar valores aos seus produtos, gerando mais renda e emprego no município.

O movimento transforma, e isso está muito claro em Reserva do Iguaçu, onde o pessoal já viu que é preciso sair da situação de potencial turístico pra ser tornar ponto turístico de fato e com promoção de renda para a população. Já estão a todo vapor promovendo pequenas ações, pequenos eventos, promovendo o turismo e, consequentemente, o desenvolvimento do município.

É bonito ver num município uma gestão que, com todas as suas dificuldades consegue ir além, se movimentar, ser ágil. Falar em movimento é falar em lutas coletivas e os posseiros do Alecrim têm mostrado que quando um movimento é de todos e é por uma causa justa, ele não reúne, une apenas um grupo, mas une uma cidade, sacode e faz movimentar toda uma estrutura de um órgão estatal, ou melhor, várias estruturas.

E assim, aplaudindo e registrando os movimentos que promovem o bem comum, denunciando os movimentos que ferem a coletividade e expondo, e até se decepcionando com a lentidão de outros, vamos nós, do Fatos do Iguaçu, correndo atrás da noticia que interessa e informa o leitor.

 

 

Compartilhe

Veja mais