doação de alimentos

Os alimentos serão doados a famílias de Guarapuava e Pinhão

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

Alimentos cultivados por assentados, acampados, posseiros e comunidades tradicionais camponesas de 6 cidades do Paraná vão chegar à mesa de famílias que enfrentam a fome neste período de pandemia da Covid-19.

A semana de 24 a 28 de maio está sendo de colheitas e a entrega dos alimentos está marcada para o sábado, dia 29, em bairros de Guarapuava e Pinhão, região Centro-sul do estado.

Os municípios doadores

A expectativa é que sejam arrecadadas 50 toneladas de alimentos numa grande diversidade de grãos, frutas, tubérculos, legumes e verduras será partilhada por famílias camponesas dos municípios de Inácio Martins, Candói, Cantagalo, Campina do Simão, Guarapuava e Pinhão. Cerca de 30 comunidades participam da ação solidária.

Foto:Divulgação

Não é a primeira doação

Esta será a terceira vez que as comunidades da região se unem para doar parte de suas produções a quem mais enfrenta as consequências da crise econômica durante a pandemia. Na primeira ação, realizada no dia 30 de maio de 2020, foram doadas 51 toneladas de alimentos, com uma variedade de mais de 60 itens.

Os kits

A expectativa é de que a arrecadação para a doação desde sábado atinja estes mesmos números. Os alimentos serão organizados em kits de 15 a 20 quilos cada. A maior parte dos itens doados são produzidos sem uso de agrotóxicos, em pomares, lavouras e hortas de áreas da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar.

A distribuição será nos bairros

Em Guarapuava, as doações vão chegar aos bairros Paz e Bem, Xarquinho, Residencial 2000, Jardim das Américas e Colibri. Já em Pinhão as entregas serão nos bairros Colina Verde, Ouro Verde e Invernadinha.

Campanha Nacional do MST

A iniciativa faz parte da campanha nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para doar alimentos a quem enfrenta a fome neste período. De abril de 2020 até agora, mais de 620 toneladas de alimentos foram doados por famílias acampadas e assentadas no Paraná. 

Bispo de Guarapuava fará a benção dos alimentos

Foto: Divulgação

Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava, fará a benção dos alimentos em frente à Catedral da cidade, a partir das 8h. Representantes da coordenação da atividade estiveram reunidos com o líder religioso na última quinta-feira,20, quando conversaram sobre a realização da cerimônia.

Logo após a benção dois caminhões sairão para realizar as entrega um nos bairros de Guarapauva e outro irá até o municipio de Pinhão.

Nelson fala da fome e da solidariedade

Nelson Preto, morador do assentamento Nova Geração, em Guarapuava, e integrante da direção estadual do MST, faz parte do grupo de trabalho que está mobilizando as comunidades rurais desde o início de maio.

Escute o áudio onde o Nelson fala da crise econômica derivada da pandemia, da importância de levar o alimento as famílias em situação delicada que só em Guarapauva chegam a aproximadamente 15 mil.

A maior parte dos kits de alimentos será montada nas próprias comunidades, e depois levada até os locais de distribuição. As entregas vão ocorrer de forma simultânea, por pequenas equipes e com a organização de filas, distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e álcool em gel. 

Doença e fome em alta

Guarapuava é a maior cidade da região centro-sul do Paraná e enfrenta a pior onda da Covid-19 desde o início da pandemia. Somente no último domingo (23) foram 4 mortes pela doença e 145 novos diagnósticos da doença, somando ao todo 2.060 casos ativos. Desde o início da pandemia a cidade perdeu 387 moradores em decorrência do coronavírus.

Em Pinhão nos 26 dias do mês de maio foram 12 óbitos, totalizando 54 em um ano e dois meses da pandemia.  De acordo com o último dados epidemiológico divulgado na noite de terça-feira, 25/05, são 172 pessoas que estão com o vírus da Covid-19 ativo. Totalizando 2.220 desde o início da pandemia em março de 2020. Os casos suspeitos, aguardando resultado de exame são 73. As pessoas recuperadas da doença já são 1995.

Com o aumento do número de casos, a necessidade de ampliação das medidas de isolamento e política de auxílio insuficientes, a fome também cresce na cidade. Pelo menos 15 mil famílias vivem em situação de baixa renda, pobreza ou extrema pobreza em Guarapuava, conforme dados da prefeitura.

https://videopress.com/v/AYZsusu9?preloadContent=metadata

Compartilhe

Veja mais