Crescem as tentativas de estelionato digital na região; vítimas tiveram prejuízos e tiveram seus nomes usados por criminosos em golpes via PIX e WhatsApp

Redação Portal Fatos do Iguaçu com Ascom/16º BPM


O município de Campina do Simão registrou, nesta semana, dois casos distintos de golpes eletrônicos que deixaram moradores no prejuízo e em estado de alerta. As ocorrências foram atendidas pela Polícia Militar na última quinta-feira (03).

O primeiro caso envolveu um homem de 48 anos que, ao tentar adquirir um chip de telefone celular pela internet, foi direcionado a uma página fraudulenta. Ele realizou dois pagamentos via PIX acreditando estar comprando o produto. Em seguida, foram feitas mais quatro transações, também via PIX, sem sua autorização, para contas de terceiros. O prejuízo financeiro não foi informado, mas, após o golpe, o número de telefone da vítima passou a ser utilizado pelos criminosos para pedir dinheiro a conhecidos por meio de grupos de WhatsApp.

A segunda ocorrência foi registrada no mesmo dia, poucas horas depois, quando um morador de 47 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar relatando que teve o celular clonado. Os criminosos passaram a usar seu nome e número de telefone para solicitar transferências via PIX a seus contatos. Um dos amigos da vítima acabou depositando R$ 550 na conta do golpista. Assim como no primeiro caso, a Polícia Militar orientou as vítimas quanto aos procedimentos necessários e confeccionou os boletins de ocorrência.

As autoridades reforçam o alerta à população sobre o aumento dos golpes digitais, especialmente envolvendo pagamentos instantâneos e uso de aplicativos de mensagens. A recomendação é nunca realizar transferências ou pagamentos sem confirmar, por outros meios, a identidade de quem está solicitando o valor. Em caso de suspeita ou golpe, a orientação é registrar imediatamente um boletim de ocorrência.

Compartilhe

Veja mais