Posto Central de Saúde do municipio de Pinhão Pr

Redação Fatos do Iguaçu

De 28 de setembro à 30 de outubro acontecem em todo o Brasil as campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite, dirigidas a crianças e adolescentes.

A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação e assim melhorar as coberturas vacinais e manter controladas, eliminadas ou erradicadas várias doenças como meningite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, diarreia por rotavírus, difteria, tétano, hepatites, febre amarela e o HPV, vírus que pode provocar o câncer entre os jovens.

Ao todo são ofertadas 14 vacinas na Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, além da vacina contra a poliomielite (VOP) para crianças a partir de 12 meses e menores de 5 anos de idade. A meta de vacinação da poliomielite é atingir 95% de cobertura vacinal. A vacina utilizada será oral, com duas gotas para cada criança.

HORÁRIO SALA DE VACINAÇÃO

Durante toda a campanha a equipe da sala de vacinação central está realizando a atualização das cadernetas de vacinação de segunda a sexta-feira das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:30, crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer acompanhados de um responsável portando a carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF.

Com o intuito de facilitar o acesso às vacinas, durante o mês de outubro acontecerá a vacinação extra muro, equipes estarão se deslocando às comunidades rurais do município conforme cronograma estabelecido pela secretaria de Saúde.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA CAMPANHA – DIA 17 DE OUTUBRO

A mobilização Nacional será no dia 17 de outubro, neste dia estarão abertas a ESF São Cristovão, ESF Vila Caldas, ESF Mazurechen, ESF Santa Maria, Clínica da mulher e Sala de vacinação do posto Central, todas as crianças de 12 meses a menores de 5 anos deverão ir acompanhadas de um responsável a uma sala de vacinação mais próxima de sua casa para receber a vacina contra a paralisia infantil, mesmo que já tenham sido vacinadas, o atendimento será das 09:00 às 16 horas.

Segundo dados da Secretaria do Estado do Paraná, os índices de cobertura vacinal caíram em todo país nos últimos anos, a erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total de alguns agravos; tivemos no ano passado o exemplo do sarampo, que voltou a registrar casos no Paraná depois de 20 anos sem ocorrências. Por isso, neste momento precisamos da colaboração e conscientização dos pais, as vacinas são seguras e salvam vidas.

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Compartilhe

Veja mais