Campanha AVC

Cadeia de dança virtual alerta sobre a importância de exercícios físicos no combate ao acidente vascular cerebral

Em um ano atípico, de isolamento social como regra, a campanha #ConexãoAVC, promovida pela World Stroke Organization (WSO), com o apoio de várias instituições brasileiras, traz luz à necessidade de recorrer à ajuda médica em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, em particular, à importância de se prevenir. De acordo com o estudo Global Burden of Diseases (Carga Global de Doenças), uma em cada quatro pessoas terá a doença ao longo de vida, sendo 90% das situações evitáveis.

O foco da iniciativa em 2020 é a prática de exercício para a redução dos riscos. O sedentarismo aumenta em 36% as chances de AVC e a atividade física regular pode transformar positivamente esse cenário.

Diante do desafio de conscientizar a população sobre a necessidade de se movimentar em casa, evitando contato e aglomerações, a criatividade foi preponderante. Originou a criação da maior cadeia global de dança on-line.

“Infelizmente, ainda enfrentamos limitações físicas na maioria dos países devido à pandemia. Então, decidimos reunir vídeos de pessoas dançando usando as redes sociais. Elas gravam sua coreografia com os próprios celulares e publicam nos perfis com mensagem de conscientização sobre a doença, mostrando que aceitaram o nosso desafio e alcançando número relevante de cidadãos”, explica Gisele Sampaio Silva, diretora científica da Rede Brasil AVC, secretária-geral da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e membro do Comitê da #ConexãoAVC.

No Dia Mundial do AVC, em 29 de outubro, às 8h, os participantes irão se reunir em uma festa de dança digital, durante a qual todos podem contribuir se movimentando e indicando músicas para a playlist, construída coletivamente. A comemoração virtual busca sinalizar para a contribuição da campanha mundialmente e do trabalho de cada um dos envolvidos.

Outra vertente é o público infantil, com a criação de personagens chamados “FAST Heroes”. Segundo Gisele, o diálogo com os pequenos é essencial, tendo em vista que uma criança pode passar os conceitos aprendidos a três ou mais adultos de sua convivência.

“A conscientização não é só sobre o AVC, mas sobre uma vida equilibrada, que faz diferença na hora de evitar os riscos ao bem-estar da população”, explica.

NO BRASIL

A campanha nacional se estenderá do dia 26 de outubro a 29. Para chamar a atenção das pessoas na internet, as organizações estão explorando as possibilidades do universo digital, como o portal www.conexaoavc.com.br – atualizado diariamente – e as populares hashtags. Entre as principais, estão: #AVCNaoFicaEmCasa, #naodeixeqsejavc, #CampanhaAVC2020 e #1in4. Nas redes, elas servem para impulsionar temas em discussão.

“Ao longo de todo o mês de outubro, vamos divulgar informações e atualizações sobre a doença através do site, além de realizar webinares para discussão de temas que auxiliem as pessoas na prevenção e na adoção de um estilo de vida mais saudável”, pontua Gisele.

A Academia Brasileira de Neurologia (ABN), tradicional parceira das ações da WSO, lidera muitas dessas iniciativas, com a colaboração especialistas e participação em eventos on-line. “A ABN e o seu Departamento Científico de Doenças Cerebrovasculares atua ativamente e é parte fundamental na disseminação desses conhecimentos”, completa.

ESPAÇO MÉDICO

Saúde da mulher: o papel da reposição hormonal

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo de Presidente Prudente realiza webinar sobre terapia hormonal, em 26 de outubro, às 20h. O presidente Regional SOGESP e coordenador da live, Giuliano Tavares Tosello, anuncia que o debate será ancorado na exposição de casos clínicos, na rotina da assistência em saúde à mulher por parte do tocoginecologista e no atendimento durante o climatério, período no qual diversas inquietações são levadas aos consultórios ginecológicos. Saiba mais em: https://www.sogesp.com.br/

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