Bebê sendo vacinado

É hora de colocar as vacinas dos filhos em dia

O Brasil sempre foi exemplo para o mundo no que se refere à vacinação de crianças e adolescentes.

Até 2015 sempre registrou índices de vacinação acima de 90% de cobertura, agora esse patamar reduziu. Nos últimos anos, baixou para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias.

Campanha Multivacinação

Para colocar as vacinas em dia das crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde lançou no dia 30 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação, que irá de 1º a 29 de outubro.

O Ministério disponibilizou 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes até 15 de doenças como poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, poliomielite, febre amarela, hepatite, rotavírus, rubéola, varicela, HPV e outras.

Vacinar é dever dos pais

Em entrevista à Agência Brasil, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, lembrou que é dever os pais levarem os filhos para vacinação, “Precisamos ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do governo federal. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente para vacinar”, pediu o secretário.

Em Pinhão

No municipio de Pinhão/Pr. o enfermeiro Samoel Ribeiro, responsável pelo setor de imunização, contou que a sala de vacinação, que fica no Posto de Saúde Central, está pronta para fazer a Campanha da Multivacinação.

Samoel lembra aos pais que é fundamental levar junto com a criança e adolescente a carteirinha de vacinação, “Quem deve procurar o posto para vacinar nessa campanha são as crianças e adolescentes até 15 anos que estejam em atraso com alguma vacina”, destacou.

Ainda há vacina da gripe

Os adultos que não se vacinaram e desejam se vacinar contra a influenza H1N1, ou seja, a vacina da gripe, também podem ir até a sala de vacinação com a carteirinha de vacinação que ainda há doses, ela está disponivel a toda a população.

A sala de vacinação funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 11h30min e das 13h00min às 16h30min.

Compartilhe

Veja mais