Fotos: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

Na segunda-feira, 8 de abril, às 18 horas, no plenário da Câmara de vereadores de Reserva do Iguaçu deu inicio a sessão de posse da primeira legislatura de vereadores mirim.

O vereador Clidisnei Ribeiro de Lima, SD, contou que observou que nos municípios vizinhos tinha a Câmara Mirim e ele via que era um projeto interessante, mas que precisaria de ajuda para conduzi-lo, “A professora Rosane Aparecida Gulgielmin, diretora do Colégio Izabel, me mandou uma proposta da Câmara Mirim, assim juntamos nossos interesses e fizemos o projeto. É importante destacar que esse é um projeto de todos os vereadores, pois eu propus e todos aceitaram e assinaram o projeto comigo, assim é uma proposta da Câmara de Reserva do Iguaçu.

ELAS SE DESTACARAM

A primeira legislatura já trouxe um diferencial, dos noves vereadores mirins eleitos, seis são meninas. Os eleitos foram Kathlyn P. Borcat, Livia Serpa Fernandes, Leticia Mello, Kamiti Vitoria Cordeiro de Campos, Isolete Gugielmin Moraes, Renata de Lima Pires, John Marcos de Paula Knois, Samuel Ludwig de Campos e Johon Caldas da Silva Zanella.

O vereador Clidisnei explicou que os vereadores foram escolhidos pelos seus colegas dos colégios, que a idade deles varia entre 12 e 17 anos. Na composição da legislatura ficou garantida a representação de pelo menos um aluno de cada um dos três colégios do município, assim o Colégio Estadual do Campo Antonia Ayres Antonichen e o Colégio Engenheiro Michel G P A Reydams, ficaram com uma representação cada um e o
Colégio Professora Izabel Fonseca Siqueira, ficou com sete das noves vagas. Também foi escolhido um aluno da
Escola Modalidade Educação Especial Nova Esperança, que vai atuar quando for discutido algum tema voltado aos portadores de necessidades especiais.

A SESSÃO SOLENE DE POSSE

A sessão de posse teve como presidente a vereadora mirim Kathlyn, por ser a mais velha. Após os vereadores serem empossados e realizarem o juramento, a presidente falou em nome de todos os vereadores, “Por muito tempo a juventude e a política foram vistas como coisas opostas, mas hoje esse tabu esta sendo quebrado, através de nós a política será renovada, esse é um dos nossos propósitos, a participação ativa dos jovens no meio político, que cada vez mais nossas vozes sejam ouvidas. A verdadeira política é a arte de governar pensando no bem comum. Também não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão  governados por aqueles que gostam”.

PRIMEIRA MESA DIRETIVA

Logo após a sessão solene de posse dos vereadores mirim foi realizada a primeira sessão da legislatura para o a no de 2019. Essa sessão foi para a eleição da mesa diretiva para o primeiro semestre da legislatura.

A primeira mesa diretiva da câmara mirim de Reserva do Iguaçu também manteve o destaque para a ala feminina, sendo eleita a vereadora Kathlyn para a presidência, o vice-presidente ficou o vereador Johon Zanella, primeira secretária Letícia e segunda Kamiti.

Após a eleição, a palavra foi aberta aos vereadores e o vice-presidente fez uso da tribuna, “Grandes nações são feitas por grandes homens, os fundadores desse pais, tinham um sonho, José Bonifacio tinha o sonho que essa seria uma grande nação, eu também tenho um sonho e esse sonho é que esse município seja melhor, que não só, eu mas que todo cidadão de Reserva se orgulhe desse município, segundo Churchill, não é a força e nem a inteligência, mas o esforço contínuo que a chave para desbloquear o nosso potencial,  eu sei que esse município tem  potencial para se  tornar o  que está destinado a ser e se libertar do que agora é”.

Após o uso da tribuna, a sessão foi encerrada e os vereadores puderam desfrutar de um lanche.

As sessões da Câmara mirim aconteceram de quinze em quinze dias, sempre nas segundas-feiras, às 18 horas.

Confira as fotos da solenidade:

Compartilhe

Veja mais