Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Carlinho, PSC, presidente da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

Após a primeira sessão do segundo semestre do legislativo de Reserva do Iguaçu, a reportagem do Fatos do Iguaçu conversou com o presidente do legislativo, o vereador Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Carlinho, PSC, sobre o trabalho que ele está realizando à frente da mesa diretoria da Câmara de Reserva do Iguaçu.

UMA ECONOMIA DE R$ 132 MIL

Carlinho sempre compreendeu que o dinheiro público é do povo e que cabe a eles cuidar muito bem deles e que não foi fácil realizar os cortes necessários para ter a economia que eles chegassem hoje, que está em torno de 10 a 13 mil reais por mês.

“Alguns vereadores diziam que o dinheiro que vem para cá é nosso, podemos gastar e eu sempre argumentei, não, é do povo e devemos devolver a eles, pois nosso município tem muitas dificuldades nos atendimentos à população”. Contou o presidente

REUNIÕES

Muito alinhado com os demais vereadores da mesa diretora, eles dialogam muito e resolvem tudo junto, assim a decisão da economia foi da mesa diretora.

Ele realizou várias reuniões com os funcionários e vereadores buscando mostrar onde estavam os gastos excessivos e a importância de ter o controle das despesas.

Para abastecimento do legislativo, apenas água, café, chá e açúcar estavam autorizados a ser comprados, cortou salários. “Não foi fácil, pois tive que fazer cortes, como diz o povo, na própria carne, teve funcionário que não compreendeu e saiu, mas era importante, pois já tínhamos vivido momentos em que no final do primeiro semestre a câmara já não tinha mais dinheiro, era preciso reorganizar a estrutura também”, expôs Carlinhos.

O CARRO

O carro do legislativo não parava nunca, “O motor nem esfriava, o carro já estava saindo de novo”, ele determinou regras rígidas para o uso do carro e entre comprar um novo, decidiu pela reforma desse, “No inicio nos diziam que a reforma sairia mais de 22 mil, pois conseguimos realizar, e uma ótima reforma, por 10 mil”. Afirmou Carlinho

OUTRAS MUDANÇAS

O presidente também estabeleceu dias para os advogados do legislativo realizassem atendimento ao público, deixando um dia exclusivo para os vereadores.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

O presidente anunciou na abertura da sessão que o Portal da Transparência da Câmara já está noventa e seis por cento em dia e que até o final do mês estaria com cem por cento,” Qualquer pessoa poderá verificar quanto estamos gastando e no que estamos gastando”.

Quando Carlinho assumiu, perguntou para o funcionário responsável se o portal da transparência estava em dia, este informou que estava tudo sob controle, contudo o presidente recebeu uma intimação do Ministério Público dando-lhe um prazo para colocar o portal em dia, em seguida ele já chamou o funcionário e descobriu que o Portal estava sem ser devidamente atualizado desde 2013 e agora eles colocaram em dia. “O Portal é muito importante, a forma das pessoas verem o que estamos fazendo com o dinheiro público, que é delas, e hoje estou fazendo um acompanhamento, quero ele rigorosamente em dia”.

APARELHO PARA A SAÚDE

Com uma economia mensal em torno de dez a treze mil reais, até o final do ano deve gerar em torno de 180 a 200 mil reais. “Nós esperamos e desejamos que esse dinheiro seja investido na saúde, em algum aparelho que possa melhor o atendimento ao povo reservense”. 

Em relação às eleições de 2020, Carlinho colocou seu nome à disposição, mas é o povo quem vai decidir quem vai concorrer nas próximas eleições.

Compartilhe

Veja mais