Foto: Ascom/Câmara

Redação Portal Fatos do Iguaçu com Assessoria


Guarapuava (PR) – Em decisão unânime, os vereadores da Câmara Municipal de Guarapuava aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 124/2025, que declara de utilidade pública municipal a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) – Regional Centro-Sul do Paraná. A proposição foi apresentada pelo vereador Nego Silvio e agora segue para sanção do Executivo.

Reconhecimento ao impacto econômico e cultural

A medida chancela a relevância da entidade, que hoje representa 307 empresas filiadas, responsáveis pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos na região. Mais que representar o setor de alimentação fora do lar, a Abrasel tem sido protagonista na promoção da gastronomia, turismo e cultura, consolidando Guarapuava como um polo estratégico no Estado.

“Mais que simbólica, essa aprovação reconhece um trabalho sólido e articulado, que beneficia diretamente a economia local, o setor produtivo e a população”, destacou o vereador Nego Silvio.

Fortalecimento institucional

Para o presidente da Abrasel Centro-Sul, João Rogério Dal Santo, a aprovação abre portas para novas oportunidades:

“Essa é uma vitória de quem acredita na gastronomia como vetor de transformação. Trabalhamos para fortalecer bares, restaurantes, cafeterias, agroindústrias, fornecedores e todos os elos dessa grande cadeia produtiva. Ser utilidade pública significa ter ainda mais responsabilidade e legitimidade para seguir construindo pontes entre o setor produtivo e a comunidade.”

O reconhecimento permitirá ampliar o acesso a convênios, parcerias e recursos, fundamentais para fomentar o empreendedorismo gastronômico e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Eventos que movimentam Guarapuava

Nos últimos anos, eventos realizados pela Abrasel, em parceria com instituições públicas e privadas, ajudaram a consolidar Guarapuava no mapa do turismo gastronômico paranaense, movimentando milhões de reais e gerando visibilidade aos associados.

A diretora executiva da entidade, Patrícia Elias, ressaltou que o novo status fortalece os projetos em andamento e impulsiona novas iniciativas:

“Nos dá ainda mais fôlego e estrutura para seguir com projetos consolidados, como o Guarapuava Gastronômica, o Festival Sabores de Inverno e os Abraseiros. Além disso, nos impulsiona a lançar novas ações estratégicas, como o Circuito do Café e o Abrasel nos Bairros, que começam já neste mês.”

Perspectivas

Com o reconhecimento oficial, a expectativa é de que a Abrasel intensifique sua atuação, ampliando o apoio a empreendedores e fortalecendo a conexão entre pequenos produtores, empresas e a comunidade, consolidando ainda mais Guarapuava como referência em gastronomia e turismo no Paraná.

Compartilhe

Veja mais