Se você se diz calmo, então significa que você é sereno, tranquilo, ou seja, sabe manter a calma diante dos dilemas e desafios da caminhada. Se você afirma que é acomodado, então significa que você é meio preguiçoso, procura sempre evitar responsabilidades e dificuldades, aceita as coisas facilmente, para não ter trabalho, gosta de procrastinar. É interessante observar, que na prática, muitos confundem calma com comodismo, mas não são a mesma coisa. Ser calmo, sereno, é uma virtude, enquanto que ser acomodado é prejudicial, é um atraso de vida.
Para parecer melhor, ou soar mais bonito, os acomodados se escondem atrás da afirmação “é que eu sou calmo”, mentem para si mesmos e acham que conseguem enganar os outros, chamando seu comodismo de calmaria, serenidade. A grande verdade é a dificuldade enorme que muitos têm, de fazer um diagnóstico preciso, correto a respeito de si mesmos. Todos precisam sondar suas motivações, refletir sobre o estilo de vida, prestar atenção aos conselhos e críticas construtivas, para que possam ter uma visão correta e acertada a respeito de si mesmos.
Diante disso, se você percebe, mesmo sem querer admitir, que nem sempre você é calmo, mas sim acomodado, é essencial romper com esse ciclo não virtuoso, danoso. Como tudo na vida, sair do comodismo para a serenidade, é um processo. Primeiro se faz necessário admitir, reconhecer que comodismo não significa ser calmo, que algo precisa mudar.
Em segundo lugar, se faz necessário conversar com as pessoas mais próximas e perguntar sem medo de ouvir a verdade – “você acha que sou acomodado? ” É bom lembrar que deve se exigir sinceridade do outro. Em terceiro lugar, comece a mudar isso, nas pequenas coisas, sair da zona de conforto. (Por exemplo, eu já caí no erro de me acomodar em relação ao exercício físico, considerando várias desculpas, que parecem muito válidas, para não me exercitar). Grandes mudanças começam com pequenas mudanças.
Enfim, em tudo, se você deseja de fato extrair o melhor desta vida, considere Deus no processo, peça ajuda Dele, entregue diante Dele, e certamente, você vencerá o comodismo, mantendo a calma, para tomar as decisões certas, para agir não antes e nem depois, mas no momento certo. Que o Eterno Deus nos dê calma e nos livre do comodismo.
Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão
PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI