desencarcerador
Nara Coelho

POR NARA COELHO

Há um bom tempo a Brigada Comunitária de Pinhão luta para ter um equipamento importante para o atendimento de acidentes automobilísticos, o desencarcerador.

O DESENCARCERADOR

O soldado Jorge Luiz Szumilo, gestor do Posto de Brigada Comunitária, explicou que o equipamento desencarcerador é muito importante quando ocorrem acidentes automobilístico e as vítimas ficam presas nas ferragens.

O desencarcerador é composto por uma bomba e motor hidráulico, uma ferramenta de expansão de lataria, uma para corte, um cilindro expansor, que funciona como se fosse um macaco hidráulico, que tanto pode ser usado para calçar o veículo como para provocar pressão no painel do veículo quando no acidente acaba comprimindo as pernas da vítima.

EQUIPAMENTO TRAZ AGILIDADE E RAPIDEZ AO SOCORRO

O soldado Jorge explicou que antes o equipamento era centralizado em Guarapuava, com isso às vezes eles levavam até duas horas para a retirada da vítima, pois precisavam chegar no local, constatar que precisavam do equipamento para solicitar o apoio das equipes de Guarapuava.

Hoje o atendimento será bem mais rápido porque o desencarcerador  já faz parte do equipamento da Brigada Comunitária de Pinhão.

TREINAMENTO

Foto: Divulgação/PBCPho

Toda a equipe da Brigada passou por três dias de treinamento, um teórico e dois práticos para que possam utilizar de forma eficiente e segura o equipamento. 

Confira o vídeo do treinamento.

Compartilhe

Veja mais