Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria
Em um ano difícil para consumidores e varejistas, a Black Friday pode ser uma data com boas oportunidades tanto para compradores, quanto para vendedores. Os estoques permaneceram cheios em vários setores como vestuário, calçados, cosméticos, perfumaria, entre outros, mas agora, com novas oportunidades de emprego, décimo terceiro salário, a expectativa quanto, para o final do ano é positiva.
O Instituto Unidos pelo Brasil que reúne diversos setores como tecnologia, varejo, indústria, entre outros e hoje conta com o apoio de mais de 70 empresários e 20 entidades, divulga dicas importantes aos consumidores em virtude desta data.
Um levantamento realizado pela EBIT | Nielsen, nos primeiros 11 dias de novembro, houve aumento de 29% nas vendas realizadas em comércio eletrônico. Mas é preciso ficar alerta quando os preços estão muito atrativos. Além das fraudes em comércio online, é preciso prestar a atenção no prazo de entrega dos produtos e, principalmente, clonagem de cartão de crédito e golpes aplicados cada vez de forma mais profissional.
“Todos os anos vemos em noticiários pessoas que compram presentes de Natal na Black Friday e o produto não chega antes do dia 25 de dezembro. Além disso, uma dica importante, é que ao comprar online, a pessoa use um cartão de crédito virtual, que você consegue junto a sua operadora de cartão somente para aquela compra, assim corre um risco menor de ter o cartão clonado”, alerta Nabil Sahyoun, porta-voz oficial do Instituto Unidos pelo Brasil.
Confira as 8 dicas para comprar de forma segura na Black Friday
1- Pesquisar em vários sites o mesmo produto – Priorize sites de lojas com credibilidade, confira se a compra é segura e confira tudo antes de concluir a compra. Abrir o produto em várias abas no computador e pesquisar de forma simultânea os produtos para obter um comparativo ajuda a fazer uma compra melhor;
2- Procure um site que tenha vários itens que você procura, assim você economiza no frete – Essa dica é para quem vai comprar vários itens, pois nem sempre vale pagar 3 fretes diferentes pelos produtos;
3- Cartão de crédito virtual – Para quem ainda não conhece, é um número temporário vinculado ao cartão de crédito, para que o consumidor não precise colocar suas informações permanentes;
4- Checar o prazo de entrega e a política de troca – Quando a gente compra o produto, não imagina que existe a possibilidade de trocarmos depois. O consumidor é protegido por lei e pode solicitar a devolução do produto caso se arrependa depois;
5- Cheque se o site é verdadeiro – Um ponto simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia. Outra dica: Se a URL for original, possui um cadeado e o link correto. Caso a imagem apresente um “.” separando o nome do site, por exemplo, provavelmente trata-se de um link falso;
6- Não se deixe enganar por promoções falsas – Juízo crítico e pesquisa são muito importantes. O consumidor precisa se atentar e fazer pesquisas para não se deixar levar pelas promoções que são “metade do dobro”. Em caso de promoções que não são verdadeiras vale a pena apelar para órgãos de defesa do consumidor e sites específicos de reclamação;
7 – Compra Segura – Antes de comprar veja se o site tem o logotipo de compra segura e não esqueça de ver os comentários sobre o produto, o site e o prazo de entrega;
8 – Cuidado com anúncios feitos para atrair o cliente a um site ou uma loja que não tem estoque – Geralmente o anúncio destaca uma configuração de produto, cor ou tamanho, mas ao fechar a compra a loja informa não ter estoque e tenta convencer o consumidor a adquirir outro produto mais caro e supostamente melhor. Esta prática também configura propaganda enganosa.