Mais uma crônica de Francisco Carlos Caldas

Cada um nas suas atividades pode é interessante fazer  lá de vez em quando  balanços do que está pegando e fazendo da vida, para se for o caso fazer redirecionamentos e mudança de atitudes.

No campo profissional numa semana por exemplo, lidamos com: inventários e partilha de bens, usucapiões, impasse sobre divisa de terras, rescisão de união estável, Lei Maria da Penha; divórcio,   furtos qualificados, negócio desajeitado e mau planejado em compra  e venda de carros, motos e imóveis; bloqueio judicial de veículo, dificuldades de citações via correio, problemas locatícios, dificuldades de reunir numerários para pagamentos de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação-ITCMD, desapropriação, curadoria, discórdia entre parentes e familiares, burocracia. Enfim, uma miscelânea de coisas, que dá uma gama enorme de lições, aprendizado e  material reflexivo. E uma pequena ideia do que lida quem atua na área jurídica.

No campo da política, acompanhamos no dia 2/2/19 na TV Senado a eleição da presidência do Senado, e ouvimos até pregações interessantes, como do Senador Reguffe do Distrito Federal-DF, de redução de assessores de 55 para 12, com economia de R$16 milhões de cada  senador e R$1,3 bilhão dos 81. De preocupações com os 62 milhões de endividados  e 52 milhões sobrevivendo abaixo da linha da pobreza. Enfim, bonitas pregações de amor ao povo e ao interesse e causa pública, mas na prática, pouca disposição de sacrifício, de corte de gastanças, empreguismo, privilégios e males do gênero.

No campo familiar e mais como avô, apesar de sobrecarga de trabalho e prazos processuais por cumprir, retomamos leitura de um livro de uma psicóloga de nome Diane Levy, da Editora Fundamento, de São Paulo – 2009 e livro Disciplina – Limite na Medida Certa, do psiquiatra e psicoterapeuta Içami Tiba, da Editora Gente, 31ª. edição 1996, pois, estamos assustados com os problemas que estão ocorrendo nas famílias, relacionamento de pais e filhos, e na educação como um todo.

No campo da cidadania e social, recolhimento é a palavra de ordem, pois, balanços também são necessários nessa área.

Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e cidadão).

 E-mail [email protected]

Compartilhe

Veja mais