O autista é um ser humano com muita sensibilidade

Por Nara Coelho

O autismo não é uma doença, é um transtorno do espectro mental, identificado pela sigla TEA -Transtorno Espectro do Autismo.

Autismo é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal, e comportamento restrito e repetitivo.

Autista

Hoje, 1 em cada 160 crianças no mundo é autista, e no Brasil são  2 milhões de pessoas .

Mesmo assim, o autismo ainda é visto pelas pessoas como um tabu. Além disso, as pessoas tendem a ter uma visão errada do que é esse transtorno e quais as características de uma pessoa autista.

 É sempre bom destacar que apesar de todos os autistas terem algumas características comuns, cada um tem sua própria singularidade e para cada um é preciso olhar com muito respeito a essa singularidade.

Apesar de terem algumas dificuldades na área da socialização e comunicação, têm várias potencialidades, são capazes de aprender, se desenvolver, crescer e evoluir.

Abril é Azul

A ONU – Organização das Nações Unidas, no fim de 2007, definiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Instituiu a esse dia a cor azul, inclusive, vários símbolos nacionais e internacionais, como o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, é todo iluminado com a cor azul.

É preciso aprender com a diferença

Fatos do Iguaçu, entendendo que o respeito a todo ser humano é essencial, que todos têm direito a crescer e desenvolver suas potencialidades e reconhecendo a luta das famílias que tem junto a si uma pessoa autista, abraça a causa, pois, como já afirmou o filósofo brasileiro da educação, Paulo Freire, “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.

Durante essa semana estaremos trazendo reportagens sobre o autismo e videos de profissionais que atuam com as famílias e pessoas autistas, e também, de lindos depoimentos das mães e avós que enfrentam as dificuldades e os preconceitos em relação ao autismo e da delícia que é aprender com seus filhos autistas.

Suzete Borges

A assistente social, Suzete Batista Borges, do municipio de Pinhão/PR vem acompanhando várias famílias integradas por pessoas autistas, e no video abaixo, conta um pouquinho sobre o autismo e sobre a formação do grupo de TEA que as mães com filhos autistas pinhãoenses criaram.

A vó Dulce

 Dulce Aparecida de Lima, avó do menino Edson Vinicius Mendes Nogueira, mostra nesse pequeno vídeo como o neto vive mais reservado, mas é muito inteligente.

 

Compartilhe

Veja mais