Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos e faz bem para saúde!

Por  Claudemir Gulak

Não é difícil compreender a relação existente entre a ação do homem e o aumento do número de doenças. Poluição e contaminação das águas, da atmosfera e desmatamento, que acelera o surgimento de doenças, principalmente, aquelas ocasionadas por vetores. Esses transmissores, que anteriormente estavam no interior das matas, passam a buscar outros locais para se abrigar e conseguir alimento, levando com eles vírus e outros organismos patogênicos, são apenas alguns dos impactos negativos do homem no planeta. O crescimento de doenças em virtude da ação antrópica é um problema de alta gravidade e cada dia mais intenso na vida da população.

Aqui citamos além dos impactos característicos das ações diárias já citadas acima, impactos de mais complexidade como os casos de MINAMATA no Japão, em que a deposição inadequada de mercúrio traz consequências até hoje. (Desastre de Minamata é a denominação dada ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na cidade de Minamata, no Japão. A Doença de Minamata é uma síndrome neurológica causada por severos sintomas de envenenamento por mercúrio). Aqui podemos citar também os dejetos de Brumadinho e Mariana que certamente também trouxeram e trarão impactos impagáveis para a biosfera e consequentemente para saúde humana.

Segundo o artigo “Artigo – As mudanças ambientais e a saúde humana: impactos da degradação ambiental sobre surtos de doenças infecciosas”, disponível no site da Embrapa: As consequências da degradação ambiental do planeta são muitas e, dentre elas, tem sido levantada a hipótese de que a grande intensidade desse processo pode, num futuro próximo, levar a uma quebra de equilíbrio do sistema que leve à mais frequente ocorrência de pandemias e, até mesmo, elevando severidade de doenças emergentes.

Dessa forma precisamos em caráter urgente urgentíssimo buscar mecanismos através de políticas públicas bem estruturadas e sustentáveis lutar para que esse equilíbrio seja mantido. Se continuar “largado” como estamos vivendo, em breve teremos sérios, graves e talvez irreversíveis problemas. Faça sua parte, cuide do meio ambiente, proteja a natureza.

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais