audiobok

Romance, ficção, contos de fadas e outras categorias para download gratuito

 

Por Narion Coelho

 

Áudiobooks ou audiolivros são livros narrados por contadores de histórias profissionais. Alguns são mais desenvolvidos e contam com mais de uma voz, efeitos e trilha sonora que ajudam a criar um universo imaginário da cabeça de quem ouve a história. Normalmente estão em formato MP3 e, por esse motivo, podem ser executados em qualquer tipo de dispositivo que suporte esse tipo de arquivo: smartphones, tablets, consoles de videogame, sons de carros.

Os audiolivros são muito práticos para a correria do cotidiano – você consegue ouvir um audibook enquanto dirige, limpa a casa, pratica atividade física – e podem ser uma ótima alternativa para quem gosta de ler mas está sem tempo.

Livros clássicos, de auto-ajuda, romances, ficção, best-seller e até mesmo livros de concursos podem ser encontrados no formato audiobook. Alguns são pagos mas há uma grande seleção de audiobooks gratuitos por aí.

Para te ajudar, garimpamos alguns sites/apps que disponibilizam audiobooks gratuitos de diversas categorias e gêneros.

Librivox

LibriVox
Foto: reprodução

Disponível para Android, IOS e site, o Librivox disponibiliza audiobooks de livros de domínio público, inclusive clássicos da literatura brasileira como obras de Euclides da Cunha, Olavo Bilac, Machado de Assis, Gregório de Matos.

O app não é brasileiro, mas você pode selecionar o idioma português para acessar as obras. Você também pode escolher outros idiomas, o que facilita muito para aqueles que estão aprendendo outras línguas. No Librivox, os usuários podem se tornar voluntários para narrar obras e contribuir com o acervo no site.

Loyalbooks

Loyalbooks
Foto: reprodução

No Loyalbooks você encontra romance, aventura, contos de fada, literatura, filosofia, religião ficção científica e diversas outras categorias em diversos idiomas, como português, inglês, alemão, francês e outros.

Tocalivros

Toca Livros
Foto: reprodução

Apesar de ser um app/site que tem um valor de assinatura mensal para acesso ilimitado ao conteúdo, o Tocalivros possui muitos audiobooks gratuitos distribuídos em 28 opções de gêneros que variam entre “Administração”, “Clássica”, “Clássicos de Ficção Científica, “História”, entre outras. O app do Tocalivros está disponível para Android e IOS.

FreeClassicAudioBooks

FreeClassicAudioBooks
Foto: reprodução

O Free Classic AudioBooks é um site com muitas opções free de audiobooks mas todas em inglês. Nele você encontra os clássicos como os sonetos de Shakespeare, e livros religiosos – como a Bíblia narrada – além de muitas outras obras. Para encontrar os livros, basta procurar pelo sobrenome do autor.

Storynory

Storynory
Foto: reprodução

Quer audiobooks destinados aos pimpolhos!? O Storynory tem em seu catálogo contos de fadas, mitos, poemas e histórias infantis, todos em inglês e você pode fazer o download do arquivo MP3 ou ouvir o conteúdo no site, sem precisar fazer o download.

Fonte: Catraca Livre, Canaltech, TechTudo

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

OUÇA  A   WEB RÁDIO FATOS –  Um novo jeito de ouvir rádio

 

Compartilhe

Veja mais