Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

O evento é promovido pela FAEP e reuniu mais 5 mil produtores

O Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais realizado no dia 22 de novembro no Expotrade em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, trouxe uma proposta de retorno às origens. O tema deste ano teve como objetivo levantar discussões acerca dos conceitos que dão nome ao evento – empreendedorismo e liderança rural – e, dessa forma, colocar o produtor rural sob os holofotes do protagonismo no campo. Na ocasião, mais de 5 mil produtores, lideranças rurais, atores da cadeia do agronegócio e autoridades paranaenses estiveram presentes para celebrar conquistas e colaborar com o debate.

PINHÃOENSES

O Sindicato Rural Patronal organizou uma caravana com trinta e cinco pessoas, entre elas  agricultores do município, o grupo de mulheres que participaram do Programa Mulher Atual, e a participante Sandra Mara Kuchinski,  que definiu o encontro em uma palavra, “Para mim foi maravilhoso”.

Também foram os alunos, diretores e pedagogo dos Colégios Estaduais do Campo Julio Moreira e Professor Izaltino Rodrigues Bastos, que participam do curso Jovem Agricultor Aprendiz. Segundo a diretora do Colégio Izaltino, Selma do Belém Caldas, as alunas que foram ao encontro gostaram muito e vieram muito motivadas a participar de mais cursos ofertados pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem, que é parceiro, junto com o Sebrae da FAEP inclusive para a realização do Encontro.

O presidente do Sindicato Rural Patronal de Pinhão, Geraldo Ferreira de Almeida participou do evento com sua esposa Raquel Leal de Almeida, segundo ele o Encontro sempre traz novas informações e mostra a força do homem do campo, “Fazemos questão de organizar a caravana e de estar aqui presente, pois as palestras sempre trazem novos conhecimentos, jovens podem ver o quanto o campo é forte e importante para o desenvolvimento do país”.

O ENCONTRO

O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, e do diretor-presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.

No discurso de abertura, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou todos os programas realizados pela entidade e as conquistas do Sistema, além de apontar que é imprescindível manter coesão no campo e ressaltou a importância dos produtores. “São nossos objetivos levar o produtor e sua família para dentro do sindicato para que tenham consciência de seus problemas, enxerguem as soluções e saibam como agir”.

PRESIDENTE DESTACOU OS SINDICATOS LOCAIS

Ágide  destacou que a representatividade do sistema sindical começa na comunidade em que o produtor rural vive. “A representatividade tem que nascer no município  porque é lá que vive e trabalha o produtor e sua família. E é lá, também, que funcionam os serviços básicos de educação, saúde, segurança, transporte, todos eles com representações em conselhos municipais nos quais os produtores rurais precisam ter participação ativa”.

O governador em exercício Darci Piana ressaltou que o trabalho da FAEP com as entidades parceiras tem sido imprescindível para a evolução do setor agropecuário. “O Sistema FAEP/SENAR-PR, o Sebrae-PR e a Fetaep estão transformando a nossa agricultura. Quando você tem todos os atores no mesmo caminho, você vai muito mais longe. Isso tornou a nossa agropecuária a melhor do país, com a melhor produtividade por metro quadrado, transformando nosso produtor em um empresário rural”.

 A programação incluiu uma palestra com o pesquisador Zander Navarro, mestre em sociologia rural e doutor em sociologia, que atua em áreas como desenvolvimento agrário e rural e organizações rurais.

Confira os vídeos das transmissões feitas ao vivo:

https://www.facebook.com/JornalFatos/videos/538475866884127/

 

https://www.facebook.com/JornalFatos/videos/454492782115488/

Compartilhe

Veja mais