Inauguração do Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, na manhã desta quarta-feira (12). / Foto: Sandro Nascimento/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná inaugurou nesta quarta-feira (12) pela manhã o Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli, em homenagem ao ex-parlamentar morto no último dia 22 de julho, aos 32 anos. “Este é o nosso reconhecimento ao legado do Bernardo: um legado de solidariedade, de muito trabalho e de capacidade de promover a harmonia e a conciliação”, afirmou o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, ao abrir a cerimônia.

A solenidade teve a presença dos pais de Bernardo – o ex-deputado Fernando Ribas Carli e sua mulher Ana Rita – de familiares dele, da governadora Cida Borghetti, do primeiro secretário da Assembleia, Plauto Miró Guimarães, que era tio do ex-deputado, e dezenas de deputados, prefeitos, vereadores e lideranças do interior, além de servidores do Poder Legislativo, que haviam cultivado uma ligação de amizade com o homenageado ao longo de seus dois mandatos na Casa, entre 2011 e 2018.

O Espaço Deputado Bernardo Guimarães Ribas Carli fica no segundo andar do prédio da administração da Assembleia Legislativa. É constituído de um busto do ex-deputado, esculpido pelo artista Elvo Benito Damo, e de um painel com a fotografia dele e uma frase pinçada de seu primeiro discurso pronunciado no Plenário da Assembleia:

“É do sonho que nasce a luta. E o melhor guerreiro é o que sonha mais”.

Bernardo Ribas Carli

“A inauguração deste Espaço”, disse o presidente da Assembleia, “faz justiça a um jovem que escreveu uma história maravilhosa, com uma alegria que contagiava as pessoas, encarnando o sentimento da sua cidade (Guarapuava) e da sua região, que ele defendeu de forma intransigente e para a qual deixou um legado de obras e realizações, apesar de sua trajetória tão curta na vida pública”.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, afirmou que a ação do ex-deputado transformou áreas da periferia de sua cidade, com importantes obras de infraestrutura social e urbana. A governadora Cida Borghetti disse que Bernardo cumpriu a missão mais importante na vida de alguém: ajudar aos outros.

“Ele tinha amor ao próximo. E a vida só vale a pena se for atendendo ao outro”, ela disse, ressaltando ainda que Bernardo tornou-se uma referência para as gerações que estão se iniciando na vida pública.

Com a voz embargada, o ex-deputado Fernando Ribas Carli disse que a homenagem a Bernardo “nos conforta” e lembra à família que o filho “fez um bom trabalho” em sua curta trajetória. Ribas Carli lembrou passagens de quando o filho, ainda garoto, já demonstrava uma inclinação à vida pública e relacionou as obras que compõem seu acervo em benefício de toda a região de Guarapuava – algumas delas estão citadas no livro Bernardo Guimarães Ribas Carli, elaborado pela equipe de Comunicação da Assembleia Legislativa e entregue pelo deputado Ademar Traiano à família do ex-deputado ao final da cerimônia.

Ribas Carli concluiu seu pronunciamento emocionado, afirmando que se imagina recebendo uma mensagem de seu filho dizendo algo assim: “Vamos em frente com o trabalho. O povo tem pressa. O povo não suporta mais conversa fiada”.

Hospital – Morto prematuramente num acidente de avião em julho deste ano, quando se dirigia para uma reunião com cidadãos no Sul do Estado, Bernardo Ribas Carli não viveu o suficiente para ver em funcionamento o Hospital Regional do Centro-Oeste, pelo qual batalhou na Assembleia e junto ao Governo do Estado para que se tornasse uma realidade.

A obra está praticamente concluída e o hospital deve ser inaugurado em 2019, no início do próximo governo – com o nome de Bernardo Ribas Carli.

Compartilhe

Veja mais