Coluna Acontece Saúde

No mundo, segundo estudos epidemiológicos, a asfixia perinatal atinge mais de 1,15 milhão de bebês por ano. No Brasil, em um período de doze meses, estima-se que de 15 a 20 mil bebês nascem com falta de oxigenação no cérebro. Trata-se da terceira causa de morte neonatal – 23% da mortalidade de recém-nascidos no mundo inteiro -, além do principal estopim de lesão cerebral permanente em bebês nascidos a termo.

Com vistas a reduzir esses dados alarmantes, associações brasileiras se uniram em campanha de conscientização sobre os riscos e o tratamento da asfixia perinatal. A iniciativa é do Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros, tendo apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), AACD, Instituto Jô Clemente, entre outras instituições.

“A informação qualificada sobre o problema é de enorme importância social. É necessário destacar a relevância de a gestante ter assistência adequada no pré-natal, particularmente em caso de gravidez de alto risco”, pontua a dra. Letícia Pereira de Brito Sampaio, coordenadora do Departamento Científico de Neurologia Infantil da ABN.

Condição grave decorrente da falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos nascimento, a asfixia perinatal representa a terceira causa de morte (23%) neonatal no planeta. Bebês podem ter o futuro comprometido por diversas sequelas neurológicas como paralisia cerebral, deficiência cognitiva, cegueira ou surdez.

Há, no entanto, possibilidades boas para prevenção, tratamento e acompanhamento desta população. Na última década, novas abordagens tiveram eficácia comprovada. Contudo, estima-se que menos de 5% dos recém-nascidos asfixiados têm acesso ao tratamento e suporte adequado no País.

Fatores relacionados à gestação, nascimento e período neonatal geralmente evitáveis por meio de cuidados integrados à saúde materno-infantil podem mudar os resultados da vida dessas crianças e famílias.

Intervenções adequadas precisam ser elencadas e políticas públicas intersetoriais e de saúde ser colocadas em prática e/ou aprimoradas para reduzir as complicações do parto e nascimento.

Com informações do portal setembroverdeesperanca.com.br/

ESPAÇO MÉDICO

Neuro 2021: Gramado será a capital brasileira da Neurologia de 5 a 8 de setembro

O Congresso Brasileiro de Neurologia está confirmado para o período de 5 a 8 de setembro de 2021, em Gramado, Rio Grande do Sul. Será no Serra Park, abrangendo todo o conteúdo da especialidade. Estarão em pauta, por exemplo: infecções neurais, epilepsias, traumatismos, doenças neurodegenerativas, distúrbios de movimento, deficiências mentais e malformações congênitas, entre outros temas de relevância à prática diária e à qualificação da assistência.

Já estão confirmadas as presenças de renomados professores internacionais da Europa, Estados Unidos, Canadá, América Latina (confira em https://neuro2021.com.br/convidados/index.php#topo) e mestres da Neurologia do Brasil.

Trabalhos Científicos

A data limite para recebimento de resumos é 25 de maio de 2021, sendo que o resultado da avaliação será em 22 de julho. Todas as regras para submissão estão em disponíveis no link https://neuro2021.com.br/trabalhos/index.php#topo. Veja a seguir as áreas a serem exploradas:

Ataxias, Cefaleia, Distúrbio Vestibulares e do Equilíbrio, Doença Cerebrovascular, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia, Doenças do Neurônio Motor – Esclerose Lateral Amiotrófica, Doenças Neuromusculares Dor, Epilepsia, História da Neurologia, Líquido cefalorraquiano, Neuroepidemiologia, Neurofisiologia Clínica, Neurogenética, Neuroimunologia, Neuroinfecção, Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento, Neurologia Infantil, Neurooncologia, Neuropatias Periféricas, Neurorreabilitação, Neurossonologia, Sono, Transtornos do Movimento e Traumatismo cranioencefálico.

Mais informações em www.neuro2021.com.br

APOIO:

Apoio Coluna Acontece Saúde

COLUNA SAÚDE ACONTECE
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]
ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP – CEP 05022-000

Compartilhe

Veja mais