O Júri que acontecerá no dia 3 de dezembro, às 9 horas na sala de júris da comarca de Pinhão/PR, tem a singularidade da tentativa de assassinato ter ocorrido no ano de 1997.
Os fatos
João Maria Ribeiro Soares e Alicindo Batista, no dia 10 de setembro de 1997, por volta das 17 horas, estavam no Bar do senhor Antônio Lazzeris, localizado na época às margens da PR 170, próximo a comunidade de Faxinal do Céu e iniciaram uma discussão, por motivo que não consta dos autos. Durante a discussão João Maria puxou uma faca e esfaqueou Alicindo com a intensão de matá-lo. Como Alicindo foi socorrido imediatamente, conseguiu sobreviver às facadas desferidas pelo réu.
Prisão preventiva
Após a tentativa de assassinato, João Maria fugiu e a justiça decretou a prisão preventiva, que foi cumprida, sendo o acusado preso.
Após ouvir as testemunhas e o réu, o ministério público decidiu por acusar João Maria Ribeiro por tentativa de homicídio simples.
O réu alegou em sua defesa que não tinha a intensão de matar, que agiu em legitima defesa. Foi revogada a prisão preventiva do acusado.
Buscou recursos
João Maria entrou com recurso junto à 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná, seu recurso foi negado. No dia 3 de dezembro será julgado pelo conselho de Júri por tentativa de assassinato de Alicindo Batista.
Jurados Convocados:
Vara Plenário do Tribunal do Júri de Pinhão: EDITAL DE CONVOCAÇÃO DOS JURADOS