Por Nara Coelho

A Federação Estadual das APAE’s do Paraná­, FEAPAES/PR  promoveu no  dia 4 de abril, no teatro municipal de Guarapuava o IX Festival Regional de Artes, “A Nossa Arte”.O Festival é dividido em setecategorias,artes cênicas,literárias,artesanato, musicais, danças e dança folclórica.

Escola Nova Esperança 

A diretora da Escola Nova Esperança da APAE de Reserva do Iguaçu, Jussara Macedo de Matos, explicou que as escolas poderiam inscrever uma participação em cada uma das categorias, e esta decidiu participar com uma apresentação na categoria dança folclórica. “Para participar do Festival é necessário muito ensaio e preparação, um bom número dos nossos alunos são do interior e isso dificulta a organização das apresentações, assim, optamos por uma apresentação apenas, que nos deu o primeiro lugar”. Contou Jussara. Mas nessa apresentação havia alunos da sede e do interior, da comunidade dos Barreiros, Quilombolas e da Vila Copel.

MARIA BONITA E LAMPIÃO AGRADARAM

A supervisora pedagógica da Escola Lúcia Helena Santos Soares, explicouque eles decidiram apresentar a dança do xaxado com o tema Maria Bonita e Lampião,o trabalho teve a participação direta da professora de Artes Andreia Lima. “Escolhemos o folclore do nordeste para a nossa participação, até porque já tínhamos realizado essa apresentação na festa junina da escola no ano passado, aprimoramos, readaptamos a coreografia e apresentamos e saímos vencedores”. Contou bem alegre Lúcia. A supervisora fez questão de frisar que durante os ensaios eles conversavam muito com os alunos que eles deveriam mostrar o melhor deles, mas que ganhar não era o mais importante.

 Jussara contou que foram envolvidos oito alunos, inclusive um cadeirante. A Escola Nova Esperança, segundo Lúcia, disputou com mais quatro escolas de Pinhão, Guarapuava, Candói e Goioxim. “Foi uma emoção vê-los no palco, até porque nós só podemos posicioná-los, depois eles ficam sozinhos, nós que os ensaiamos nem ficamos na platéia, pois um dos quesitos é a autonomia, ver eles dançando, confiando neles mesmos é muito bom e gratificante” ressaltou a supervisora. 

A ESTADUAL

Classificar a apresentação em primeiro lugar deu à Escola um belo troféu, os alunos ganharam medalhas e uma vaga para participar da fase estadual do IX Festival de Artes da FEAPAES/PR, que será em Cascavel de 20 a 24 de maio.

ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE

A Escola Pequeno Príncipe da APAE de Pinhão também participou do Festival inscrevendo os alunos em seis categorias, mostrando os diversos talentos dos alunos pinhãoenses.

A MÚSICA ENCANTOU

Aluno Jarbas Caldas de Freitas, acompanhado do gaiteiro João Gabriel | Foto: Divulgação

Todos os alunos deram o seu melhor e se saíram muito bem, mas quem encantou o público e jurados foio aluno Jarbas Caldas de Freitas, acompanhado do gaiteiro João Gabriel na categoria música.

A apresentação que foi ensaiada pelo professor Felipe Andrade ficou em primeiro lugar e irá para a disputa estadual em maio.

Compartilhe

Veja mais