Foto: Roberto C. R.Sviercowski, o Tatu,  Sandra Mara Kuchinski e Albino Ricardo dos Santos  | Nara Coelho/Fatos do Iguaçu 

Por  Nara Coelho

A cada três anos os funcionários públicos municipais de Pinhão têm a oportunidade de eleger uma nova diretoria para o SIFUMPI – Sindicato Municipal dos Funcionários Públicos Municipais de Pinhão,ou reeleger a diretoria que está.

A atual diretoria que tem à frente do sindicato o assistente social Albino Ricardo dos Santos e o técnico em enfermagem, Wilson Antônio Prudente estará pondo em avaliação seus três anos de trabalho, já que nas eleições desta quarta-feira, 28 de novembro estará concorrendo à reeleição, e será chapa única.

A chapa Atitude e Inovação vem com a renovação de sete membros e com exceção do cargo de presidência, que continua sendo o Albino, todos os demais membros trocarão de cargos.

Fatos do Iguaçu conversou com o Albino, que está concorrendo à reeleição como presidente e com dois novos integrantes da chapa, o motorista Roberto C. R. Sviercowski, o Tatu,e a professora aposentada, Sandra Mara Kuchinski.

AVALIANDO O ATUAL MANDATO

A conversa começou sobre como eles avaliavam os três anos que ficaram à frente do sindicato. E o primeiro desafio foi organizá-lo administrativamente regularizando a vida documental dos sindicalizados. ”A primeira ação que eu e aDirce, que era a secretária na época, foi tirar todos os documentos do armário e organizar, criar pastas para cada sindicalizado, inclusive fizemos uma limpeza, pois estavam misturados muito material que não tinha nada  a ver com o sindicato”, Contou Albino, e complementou,“com isso, descobrimos  que um bom número dos sócios não tinham nenhum documento, inclusive os sócios fundadores”.

Com o recadastramento, muitos descobriram que não eram mais sócios, mesmo sem ter pedido desfiliação. “Até porque o único controle que tínhamos dos filiados era a lista de contribuição que a prefeitura emite e às vezes por qualquer situação diferente, como a aposentadoria, a desfiliação acontecia e ai nem o sócio e nem nós ficávamos sabendo que o funcionário não estava mais associado, e nós organizamos essa situação, fomos atrás dos sócios e estamos os associando novamente, sem cobrar o tempo que ele ficou desligado porque a culpa na era dele”, detalhou o presidente.

Das propostas da campanha eles avaliam que conseguiram colocar em prática quase todas. “Implantamos o restaurante, que não foi proposta de campanha, mas era uma solicitação de muitos associados”, contou Albino.

Uma reivindicação dos associados e que eles assumiram na campanha passada era melhorar o atendimento, cuidar de seus interesses, dar retorno às demandas que eles traziam ao sindicato. “Essa foi uma prioridade nossa, cuidamos sempre ir em busca do que nos era trazido, mesmo que fosse para dizer que não era possível,demos retorno sempre que fomos procurados por um setor, para qualquer situação,íamos conversar com os funcionários lá no seu local de trabalho”, avaliou o presidente.

Na questão jurídica o sindicato conseguiu zerar as ações, ou seja, todas as ações que estavam paradas, pendentes, e algumas estavam lá há dois anos esperando para ser dada entrada, já foram encaminhadas, muitas já tramitaram e algumas estão em processo. Que foram realizadas a estrutura física da sede do sindicato, fizeram esgoto, adaptaram a entrada e palco para a acessibilidade,entre outras melhorias.

AMPLIAÇÃO DOS CONVENIOS

Quanto aos convênios, ampliaram muito, hoje o sindicato tem convenio com 12 médicos,inclusive com pediatras, cardiologistas, ortopedista, ginecologista, com 6 farmácias, materiais de construção, supermercado, academia e postos de gasolina e gás. “Hoje financeiramente compensa ser sócio do sindicato, só numa consulta o associado já tira o valor da contribuição dada ao sindicato”.

OS NOVOS INTEGRANTES  

O motorista Roberto, ou Tatu, como é mais conhecido, é sindicalista fundador, participou na eleição de 2015 na chapa que concorreu com a da atual diretoria. Pelo trabalho que o Albino e demais membros da diretoria tem feito é que ele decidiu compor a chapa nessa eleição junto com eles, “Eu aceitei dessa vez sair com o Albino porque tenho acompanhado o trabalho deles e tenho visto que o trabalho está sendo bem feito, que ele dá atenção aos sócios, corre atrás das coisas e sempre dá um retorno, seja esse positivo ou não, e conversa, esclarece, não tem preguiça, estuda os casos, a situação e dá uma explicação a quem buscou o sindicato, e acredito que esse bom trabalho deve continuar”, explicou.

A Sandra expôs que ela se aposentou e saiu da correria e do circuito mais direto das questões trabalhistas, mas que sempre acompanhou o trabalho da diretoria do Sifumpi. “Aceitei o convite porque o trabalho no sindicato vai me tirar da zona de conforto que a aposentadoria nos coloca e isso é bom, e também porque acompanho o trabalho do sindicato e o Albino não tem a pretensão de te agradar, ele trabalha pelo que é certo, o sindicato é a união de várias varinhas que se unem para ficar forte e lutarem por um bem comum. Ele tem sido prático, temagilidade e mostrou as várias funções do sindicato e tem conseguido transitar por todos os setores do funcionalismo, por isso abraçamos a causa”.  

NOVAS PROPOSTAS

Dar continuidade ao trabalho de revisão do Estatuto

Continuidade de realização de visitas aos locais de trabalho no intuito de aproximar os servidores do Sindicato, buscando melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.

Desenvolver atividades contínuas de sensibilização, formação e motivação dos servidores.

Manter atendimento de qualidade a todos os servidores, com responsabilidade, humildade e agilidade.

Criação de um site do sindicato para divulgação relacionada à receita e despesas, dando maior transparência à movimentação financeira do Sindicato.

Contratação de profissionais na área de psicologia, terapia ocupacional e coaching para atuar com os sócios.

Ampliação das parcerias na área da saúde com a futura criação do SINDPREV nos moldes do Simprev e Mediprev.

A eleições acontecerão no dia 28 de novembro, quarta-feira, das 8 ás 17 horas, haverá urnas em várias repartições públicas e urnas itinerantes.

Compartilhe

Veja mais