Claudemir e Valter

Por Valter Israel da Silva e  Claudemir Gulak

Uma alimentação correta e balanceada é o princípio de uma boa saúde. Aquilo que comemos tem um impacto muito grande em nosso bem-estar. Quando adoecemos, isso tem um peso ainda maior, afinal, o organismo precisa de energia e nutrientes para combater o problema e auxiliar na recuperação.
O consumo de produtos orgânicos beneficia a saúde. Esses alimentos não têm antibióticos, pesticidas ou metais pesados.

Os orgânicos promovem também a sustentabilidade, pois são produzidos sem o acréscimo de aditivos químicos ou pesticidas ao solo. Eles também respeitam as diferentes épocas de safra – ao contrário das monoculturas, cultivadas o ano inteiro à custa de agrotóxicos e prejuízo à biodiversidade. A dieta das sociedades modernas limita-se a cerca de cem espécies (com predominância de trigo, arroz, milho e batata).

Essa falta de diversidade incentiva a monocultura e o desmatamento. Mais existem 75 mil espécies que podem ser incluídas no cardápio. Se os orgânicos forem caros, inclua pelo menos alguns produtos sem agrotóxico nas compras, é uma maneira de incentivar a produção e em longo prazo, tornar os orgânicos mais baratos.

CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais