Vídeos de um novo desafio viralizaram nas redes sociais há alguns dias. No entanto, especialistas como a médica Pediatra Lilian Zaboto alertam que a “brincadeira” pode causar sérias lesões e até a morte

Um novo desafio, que vem sendo chamado de “quebra-crânios”, está causando preocupação, principalmente, entre profissionais da saúde. Nele, três pessoas ficam lado a lado. Enquanto a do meio (desavisada) salta, os dois das extremidades aplicam uma rasteira, causando sua queda.

Diversos vídeos com a nova “brincadeira” estão circulandos na web. Um deles foi gravado há pouco mais de uma semana em um colégio de Caracas, na Venezuela, e se tornou viral. Nas imagens, o menino cai e bate violentamente com a cabeça no chão. 

Segue o link do Video:

https://www.youtube.com/watch?v=SmeCaaX1vSo&feature=youtu.be

Pelo Twitter, o Colégio Santo Tomás Aquino, confirmou que o incidente aconteceu em sua instituição e disse que os estudantes envolvidos e seus representantes foram chamados.

 “Recentemente, tornou-se viral nas redes sociais, um vídeo de alunos do ensino médio da nossa instituição participando de um jogo o qual supostamente estaria colocando em risco a saúde e integridade física de um dos jovens. Hoje, as partes envolvidas (os alunos com seus respectivos representantes) foram convocadas à direção da escola para iniciar os procedimentos correspondentes, ajustados às disposições legais pertinentes”, escreveram.

O colégio não informou o estado de saúde do menino, mas pessoas próximas confirmaram que ele está bem, apesar do forte impacto da batida.

Em outro vídeo chocante, aparentemente gravado no mesmo colégio, a pessoa que é derrubada fica desacordada. Há ainda um terceiro que mostra um adolescente supostamente fraturando o braço quando cai, enquanto alguns de seus colegas riem.  (escola é a mesma , só ver o uniforme e a voz)

https://www.youtube.com/watch?v=BVgGratZAo4

RISCOS GRAVES

Médicos de diversas especialidades também compartilham as imagens com o intuito de alertas os pais. “Traumas como esses podem levar a uma hemorragia intracraniana, necessitar de cirurgia de emergência, levar ao coma e até mesmo a morte”, alertou a pediatra Lilian Gonçalves Zaboto em suas redes sociais. 

“As crianças e adolescentes que entram nessa brincadeira, fazem por ingenuidade, pois a maioria não sabe que os supostos amigos vão derruba-los, os que fazem a brincadeira fazem com a intenção de  rir dos amigos que caem, mas eles não tem noção do perigo que estão colocando o amigo que caiu. Cabe aos pais orientar os filhos para que não participem dessa brincadeira” orienta a Pediatra Lilian Zaboto.

Essa brincadeira tomou uma proporção grande no Brasil que até o pais estão fazendo com os filhos, lembrando que se algo acontecer com a criança eles podem ser punidos criminalmente. No caso abaixo os pais colocam um colchão para que o dolescente não se machuque , só que ao cair o colchão corre e não protege a cabeça, é visivel que o adolescente   bate a cabeça e a coluna no chão, a queda sobre as costas ou com a cabeça pode gerar um trauma na coluna ou no crânio.

“Apesar de a altura não ser grande, a queda pode levar a uma fratura na coluna, principalmente lombar ou toráxica. Se a força for maior, pode resultar em um trauma de crânio, com consequências mais imprevisíveis, ou, ainda, um trauma na coluna cervical, que seria, evidentemente, pior”, afirmou.

“A prevenção quanto a isso é informar crianças e adolescentes sobre os riscos de lesões graves, pedindo para que eles não participem dessas brincadeiras”, finalizou.

Fraturas no Braço ou de punho também são possiveis, pois a pessoa pode tentar usar como apoio pra não cair e bater a cabeça. 

Pode não acontecer na mesma hora, ele pode ter uma hemorragia intracraniana, a pessoa pode levantar e ficar bem nas primeiras 24 horas e depois pode romper um pequeno vaso e ficar gotejando, uma hemrragia pequena, e depois vir o desmaio, confusão mental e pode ir ao coma e ao obito se não tiver uma cirurgia feita rapidamente alerta a Dr Lilian Zaboto.

Garota que morreu por conta da brincadeira no Brasil (em novembro)

https://d.arede.info/cotidiano/313435/menina-morre-apos-bater-a-cabeca-durante-brincadeira

Caso de um jovem que aprece desacordado depois da brincadeira (pesado)

https://www.instagram.com/p/B8cJ_oDl7Av/?igshid=nclsl253rr0z

Abaixo video mostrando que o jovem está bem 

https://www.instagram.com/p/B8boFu2jpV6/?igshid=196p5ql3budxo

Aqui dos adolescentes fazem a brincadeira com a mãe.

https://www.youtube.com/watch?v=yr_mX0wWtXU&feature=youtu.be

 

 

Compartilhe

Veja mais