Por Nara Coelho             |    Fotos: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

A secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, SEED, oferta aos alunos da rede estadual de ensino o programa Ganhando o Mundo.

O Programa Ganhando o Mundo visa levar os alunos do Ensino Médio, da rede pública estadual a conhecer e participar do ensino de instituição educacional no exterior, com ensino equivalente ao Ensino Médio nacional.

A proposta do Programa é oferecer aos alunos possibilidade de ampliar o repertório cultural e acadêmico; permitir a vivência e experiência na realidade de outros países; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública de ensino do Paraná; potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.

Alan José Martins é um dos classificados

O aluno pinhãoense do 1º ano do Colégio Estadual Cívico Militar, Alan José Martins, é um dos classificados para ir para a Nova Zelândia.

Estudar é construir um futuro e Alan sempre levou isso a sério, pois, mesmo tendo que levantar cedinho e fazer 10 km até a escola, nunca deixou que isso interferisse na sua busca por conhecimento na escola.

Alan José Martins

O filho caçula do casal Adriana Maria Vollet Martins e Milton José Martins,  está com 14 anos, cresceu no interior do município de Pinhão/Pr, na comunidade de Santa Cruz.

Estudou da pré-escola até o 7º ano no interior, na Escola Municipal São Roque e Colégio Estadual do Campo Cornélio Pires.

Para ir para a escola precisava levantar bem cedinho, pois a escola ficava a 10 km de distância.

Em 2020, quando estava no 8º ano, veio morar na sede do município com a irmã Luana Caldas Martins, que faz jornalismo e passou a estudar no Colégio Estadual Cívico Militar Santo Antonio.

Por todas as escolas por onde o Alan passou, professores e equipe pedagógica só tem elogios a ele. Todos afirmam que sempre foi um aluno estudioso, dedicado, de excelente comportamento, muito curioso, com muita vontade de conhecer e aprender mais.

Descobrindo “Ganhando o Mundo”

Foi mexendo, buscando notícias no celular que Alan, ainda no 8º ano escolar descobriu o programa da SEED, “Ganhando o Mundo”, “Na oitava série, encontrei por um acaso a divulgação do intercambio no celular, li o edital, me interessei e contei para a minha família, eles me apoiaram e incentivaram muito”.

A inscrição é no final do 9º ano

A inscrição para o “Ganhando o Mundo” abre no final de cada ano e são os alunos do 9º que podem se inscrever no programa, a classificação é realizada pela média anual das notas do 9º ano, “Fui preparado para o 9º ano determinado a alcançar médias que pudessem me levar à classificação. Consegui ficar com as notas boas e não faltar muito”.

A decepção

Alan sempre foi um ótimo aluno, mas, no nono ano se dedicou ainda mais, pedindo até trabalho extras para os professores para melhorar a sua nota, dedicação total ao objetivo de conseguir se classificar no programa Ganhando o Mundo.

Chegou o final do ano letivo de 2021, Alan fechou o ano com a média anual de 99,37, tudo pronto para se inscrever, contudo, a SEED, por questões técnicas, não abriu em 2021 a inscrição para  Ganhando o Mundo, “Quando vi que as inscrições não abriram em 2021, eu fiquei bem triste”.

No entanto, no início do ano letivo de 2022, o governo abriu as inscrições para quem havia cursado o 9º ano em 2021. “Quando vi que era para ir para a Nova Zelândia, o programa me  atraiu mais ainda, pois  lá é considerado um dos melhores países do mundo, é o mais rico do mundo”.

Classificação

O aluno quando se inscreve no Ganhando o Mundo passa por três etapas para conseguir se classificar para uma das 100 vagas.

Para a inscrição ser aprovada o aluno precisa preencher vários pré-requisitos, ter cursado apenas a escola pública, ter entre 14 e 17 anos, ter em todas as disciplinas no mínimo a média 7,0 e ter uma frequência igual ou superior a 85% no 9º ano.

Aprovada a inscrição, o aluno passa pela segunda classificação, onde é somada a nota final de todas as disciplinas dos alunos e calculada a média anual.

É selecionado um aluno de cada um dos 399 municípios do Paraná, ou seja, de todos os alunos inscritos em cada município, só classifica o que tiver a maior média anual do 9º ano.

Nessa etapa Alan concorreu com mais 21 pinhãoenses.

A terceira classificação dos 399 classificados é feito a seleção das 100 maiores médias. Alan com a média, 99,37, ficou em 42º lugar.

Uma ótima surpresa

A professora Edjoice, diretora auxiliar do Colégio Santo Antonio, contou que a escola ficou surpresa e muito feliz pelo aluno Alan ter se classificado, “Para nós é muito interessante, ele vai viver uma oportunidade única,  eu sabia do interesse do Alan, torcíamos que desse certo, mas ficamos surpresos e felizes quando ele se classificou.  Saiu a primeira classificatória, quando vimos o nome dele, já ficamos felizes. Avisamos para ele, que de tão nervoso não conseguia nem encontrar o nome dele. É uma honra ter ele no Programa, até porque hoje os alunos estão muito desinteressados, sem querer estudar, os alunos se contentam com a nota 60, ele buscou muito mais, então para nós foi uma alegria ver ele, que está sempre se esforçando, se dedicando ser classificado”.

Expectativa e medo

O meu maior medo é o idioma, a dificuldade de se comunicar, quando sair lá, quero sair conhecer o máximo.  O governo vai dar um curso de inglês, por outro lado eu vou usar o idioma no dia-a-dia, assim vou ser obrigado aprender o inglês”.

Em relação às expectativas, Alan contou que são muitas, “Eu estou colocando muita expectativa na escola, na família, nos novos amigos. Novos lugares que vou conhecer enquanto estiver lá, quero sair muito”.

3 meses em Nova Zelândia

Ao se classificar entre os 100 alunos do programa Ganhando o Mundo, Alan participará de um intercâmbio internacional na Nova Zelândia. Por um período de 3 meses frequentará a escola e morar com uma família de lá.

Todas as despesas da viagem, além de uma bolsa de R$ 4.800,00, dividida em seis parcelas de R$ 800,00 reais serão custeadas pela Secretaria de Educação e Esportes do Paraná, SEED.

Moção de Congratulação

Na sessão ordinária do dia 6 de junho do legislativo municipal do município de Pinhão, por inciativa do Vereador Alexandro Caldas Camargo, PP, a Câmara de vereadores entregou ao aluno Alan José Martins, uma Moção de Congratulação pela sua dedicação nos estudos e conquista de uma vaga para o intercâmbio internacional na Nova Zelândia

 

Compartilhe

Veja mais