Josiane Richter, Diretora Educacional do Imperatriz | Foto: Divulgação

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

Da cevada plantada no campo ao líquido gelado no copo, a cerveja percorre um longo caminho. Saber qual a matéria-prima adequada para cada receita, o processo de produção indicado e como se dá o controle de qualidade de uma das bebidas mais apreciadas em todo mundo desperta o interesse de muitas pessoas.

Pensando nisso, a Cooperativa Agrária, através do Colégio Imperatriz, está desenvolvendo o Curso Técnico Cervejeiro. A inciativa nasceu para oferecer ao público formação técnica com a excelência já comprovada da instituição de ensino, utilizando a estrutura ímpar presente na Agrária.

“Temos profissionais altamente competentes à disposição, por isso entendemos que seria uma grande oportunidade em termos de educação, além de indiretamente divulgar tanto o Colégio quanto a Agrária para clientes do setor cervejeiro, que muitas vezes têm dificuldade em buscar este tipo de qualificação, já que a maioria dos cursos está fora do país”, explica Josiane Richter, Diretora Educacional do Imperatriz.

As ementas do curso já foram formatadas e o projeto encaminhado para a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, onde está em fase de avaliação e aprovação. A intenção é realizar aulas em período integral, de segunda à sexta-feira, ocasionalmente com atividades aos sábados.

Os conteúdos serão ministrados por professores do Colégio, já com experiência no ensino técnico, e colaboradores da Agrária que têm vinculo direto com a cadeia produtiva do Malte, que receberão formação específica para atuar em sala de aula.

A ideia é compor turmas com no máximo 25 alunos, para que haja o uso apropriado dos laboratórios e demais espaços utilizados para as aulas. Para isso, o intuito é promover um teste seletivo para escolha dos estudantes, onde serão cobrados conhecimentos básicos referentes à atividade cervejeira e nível intermediário da língua inglesa, pois a maior parte da bibliografia sobre o tema é neste idioma. Noções ou domínio da língua alemã também serão diferenciais.

A proposta é que os alunos concluam o curso em um ano. Além dos créditos, eles deverão cumprir um período de estágio, que poderá ser realizado na própria Agrária ou em empresas parceiras. A previsão é que os primeiros egressos iniciem os estudos em agosto de 2020 ou fevereiro de 2021.

Compartilhe

Veja mais