Uso de máscaras

“Muitas pessoas são com terceiro grau e uns até da área da justiça”

Por Nara Coelho

Com a pandemia da Covid-19 desde 2020, a vida das pessoas mudou, alguns protocolos de higienização e distanciamento social quando em lugares públicos e estabelecimentos comerciais passaram a ser exigidos.

Em 2021 a situação complicou

Agora, em 2021, a situação se agravou muito em todo o país, inclusive no municipio de Pinhão/PR. No intuito de interromper a alta transmissão da variante do vírus Sars-CoV-2, para garantir o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, regras e fiscalizações se intensificaram.

Agentes Saúde da Família

As agentes da Saúde da Família, que são o elo entre a população e a secretaria municipal de Saúde, realizam o trabalho nas residências verificando a situação da saúde das famílias.

Foram deslocadas de suas funções para ajudar na fiscalização do cumprimento do protocolo de higienização e distanciamento social.

São linha de frente ao combate da Covid-19

Essas pessoas, na maioria mulheres, estão nas ruas, nas  portas dos estabelecimentos comerciais e bancos, ficando por várias horas em pé, muitas vezes ao sol, tendo que entrar em contato com uma grande diversidade de pessoas, levando-as, apesar de todos os cuidados, a uma possibilidade maior de contágio pelo vírus.

Essas pessoas não escolheram estar na função de fiscalizadoras, mas estão e procuram fazer isso da melhor forma possivel e só esperam de volta respeito, cordialidade e educação dos cidadãos.

Uso da máscara

Um dos protocolos é o uso constante da máscara em espaços públicos, uma regra simples e clara e que tem um único objetivo, proteger a vida das pessoas, evitar que os cidadãos sejam contaminados pelo virus Sars-CoV-2, que hoje, com a nova variante, já não tem mais faixa etária de risco, todos podem ser contaminados e desenvolver a doença e a taxa de mortalidade tem se elevado muito.

Grosseria e estupidez

Infelizmente, exercendo a função de garantir que a lei seja cumprida e a proteção de todos seja garantida, elas sofrem agressões verbais de muitos cidadãos.

Algumas agentes citaram que, quando pedem para colocar a máscara, muitas pessoas são extremamente rudes, xingam, gritam, “O mais triste é que a maioria das pessoas que fazem isso tem faculdade. Elas não dizem educadamente que não vão colocar a máscara, elas gritam e querem nos humilhar” reclamaram.

De onde menos se espera

A situação de desrespeito e agressão verbal vem de onde menos se espera.

Um dos fiscais, solicitou a uma pessoa que estava na fila do banco para colocar a máscara, e “Entre gritos, palavras rudes, o homem disse que não ia colocar a máscara, podiam multar quantas vezes quisessem”.

Além disso, o dito homem é funcionário público como elas, da prefeitura municipal e tem formação de nível superior, o que as deixou mais indignadas ainda.

Ninguém gosta de usar máscara e as pessoas podem até não acreditar que ela não tenha efeito no combate à transmissão, mas é importante lembrar que o direito de cada um termina onde começa do outro.

Entre o pensar do individuo e o que dizem os pesquisadores na Ciência, há que se ficar com a Ciência, assim, usar máscara é respeitar o outro, independente do querer e acreditar de cada um.

O desabafo

O desrespeito tem ficado tão sério que, a Agente de Saúde da Família, Aline Ults, no final do dia 18 de março, fez um desabafo no seu Facebook.

Mais um dia! Mais um interminável dia! Não reclamo do meu trabalho, mas estar na linha de frente pra nós NÃO É UMA OPÇÃO! Também temos medo, família, exaustão física e psicológica! MAS O PIOR DE TUDO ISSO É VER VOCÊ QUE PASSOU POR NÓS HOJE E NOS DEU DE OMBROS, FEZ POUCO CASO E REAFIRMOU QUE NÃO VAI USAR MÁSCARA! NÃO ESTAMOS LÁ PRA BONITO, PORQUE NÃO TEMOS MAIS O QUE FAZER. ESTAMOS LÁ PORQUE SUA ATITUDE IRRESPONSÁVEL AFETA A VIDA DE OUTRAS PESSOAS. Se não usar máscara interferisse apenas na sua vida e na sua saúde estaria tudo certo. Mas não, você dificulta nosso trabalho e coloca em risco todas as pessoas. INFELIZMENTE PARECE QUE NEM QUANDO FOR O SEU ENTE QUERIDO VOCÊ NÃO VAI SENTIR E VAI APENAS PARAR QUANDO FOR VOCÊ O ENTE QUERIDO DE ALGUÉM QUE NÃO PODE FAZER UM VELÓRIO E UMA DESPEDIDA DIGNA!!!

Obrigada as minhas companheiras, pela parceria e pela força, não podemos fraquejar nunca, mesmo sendo tão humanas e frágeis como qualquer outra pessoa. 💙#combateaocororavírus #osussalvavidas #fiqueemcasasepuder #linhadefrente

Compartilhe

Veja mais