Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A secretaria municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, lançou em 2019 o programa Adote Uma Área, que segundo o secretário Valter Israel Silva tem como objetivo envolver as empresas, empresários e pessoas físicas no cuidado com a cidade. “Nossa proposta é que pouco a pouco a comunidade vá se envolvendo, que se crie a cultura que cada um de nós devemos cuidar de nossa cidade, que essa tarefa não é exclusivamente da prefeitura”.

Segundo o secretário, o trabalho de manutenção das ruas, praças e outros logradouros públicos é complexo e oneroso, “O mato cresce muito mais rápido do que temos equipes suficientes para poda-lo, assim, dividindo a tarefa com a comunidade ficará mais fácil a manutenção, pois a empresa vai cuidar exclusivamente de um pequeno espaço, isso torna o trabalho mais eficiente, rápido e econômico”.

LOJA DO IGOR

O empresário Enderson Antonio Mucelini, o Igor, contou que a proposta da empresa é de pertencimento, de envolvimento com o Pinhão, é de crescer, se manter no mercado, gerar renda. “Tudo que fazemos almejamos o pertencimento e a visibilidade, o programa vem de encontro aos nossos objetivos, nos dá visibilidade e a oportunidade de fazermos algo pela cidade”.

A Loja do Igor adotou a rotatória da Rua Francisco Dellê com a João Ferreira da Silva, quem passa por ela já vê a diferença. No natal já foi decorada.

O empresário Enderson Antonio Mucelini, o Igor e o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação Valter Israel da Silva  (Naor Coelho/Fatos do Iguaçu)

Para o comércio é importante que a cidade esteja organizada e bonita e é preciso que cada pessoa cuide da cidade e que as atitudes vão além do criticar. “Temos a preocupação com o municipio, como sempre, criticamos, por que a prefeitura não roça, por que não faz manutenção, entendemos que é importante contribuir, participar para essa manutenção, em troca damos visibilidade à nossa empresa”, destacou o empresário e complementou, “Nós nos importamos com o município em que estamos atuando e morando porque a cidade nos pertence, a Loja do Igor tem por objetivo o pertencimento”, frisou.

O QUE PODE SER ADOTADO

Podem ser adotados os canteiros centrais das avenidas, as praças, rotatórias e outro logradouros públicos.

Quem adota recebe o direito de colocar no espaço uma placa com o nome da empresa ou entidade ou pessoa física que adota o espaço. A placa tem um padrão. Nas rotatórias é permitido uma placa, nos canteiros centrais, uma a cada 100m² e nas praças uma cada 500 m². Os espaços podem ser adotados individualmente ou em grupo.

COMO PARTICIPAR

Quem desejar aderir ao programa Adote Uma Área pode entrar no site da prefeitura http://www.pinhao.pr.gov.br/ e clicar no banner que abrirá automaticamente ao acessá-lo para conhecer o Programa.

Pode procurar o secretario Valter e sua equipe na secretaria de Meio Ambiente, Urbanização e Habitação, ou mesmo ligar solicitando uma visita na empresa para eles apresentarem o Programa.

VISIBILIDADE

 Igor contou que a visibilidade já deu resultado, “Enquanto estávamos plantando as flores o pessoal já passou e elogiou, deu incentivo que estava ficando bonito, diziam que agora vai dar certo, elogiaram a atitude da empresa”.

Se vários empresários e pessoas aderirem a cidade vai ficar muito bonita e a própria conservação da cidade ficará mais tranquila, lembrou o empresário.

AGREDECENDO E CONVIDANDO

O secretário Valter agradeceu ao empresário pela Loja do Igor ter aceitado o convite de ser o primeiro a adotar um espaço, “Agradecemos ao Igor por essa iniciativa da empresa, pois ela vai dar visibilidade ao Programa”. Queremos convidar os demais empresários, instituições, entidades e mesmo pessoas físicas a adotarem outros espaços e juntos vamos deixar a cidade limpa, organizada e bonita”

Compartilhe

Veja mais