Foto: Imagem Ilustrativa

Por Nara Coelho

Se tem algo especial na vida das pessoas é ser pai e mãe, é tão especial que normalmente as pessoas nem conseguem descrever o que é ser pai e mãe. Não importa a forma que a criança chega, o que dá a significação e qualidade a essa vivência é o amor e disposição de educar, cuidar, proteger e viver momentos únicos junto daqueles que de maneira muito especial se tornam filhos e aprender a conviver com uma relação que será eterna e cheia de surpresas.

ADOÇÃO

Um dos caminhos para se ter filhos é a adoção, esse ato de ser pai e mãe é tão importante que a Vara da Família Infância Juventude de Pinhão, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, oferece curso preparatório para adoção.

O CURSO

A Vara da Família e a Assistência Social realizará na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a sexta edição do Grupo de Apoio a Adoção de Pinhão – GAAP com o Curso “Psicossocial e Jurídico aos Pretendentes à Adoção de Crianças e Adolescentes”. A preparação é obrigatória para todas as pessoas e casais inscritos no cadastro de adoção, conforme a Lei 12.010/2009.

PORQUE PARTICIPAR DO CURSO

O objetivo é esclarecer dúvidas sobre adoção, ampliar as concepções a respeito do perfil da criança desejada, estabelecer uma relação de proximidade com a equipe técnica responsável pelo acompanhamento dos processos.

A psicóloga Jolly Danúbia de Oliveira Dellê é integrante fundadora do GAAP desde 2011, vem realizando atividades e procedimentos preparatórios relativas à adoção em cooperação com a assistente social Iara Oliveira, ela explica que as atividades durante o curso aproximam as pessoas que têm o desejo de ser pais.

“As edições anteriores contribuíram para promover interação de pessoas com os mesmos anseios e objetivos com relação à ampliação da família através da adoção, as discussões possibilitaram troca de experiências e de apoio mútuo fortalecendo o interesse e ampliando conhecimento dos casais e pessoas”.

INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO

O curso terá início no dia 28 de maio às 19h, na secretaria de Assistência Social, é oferecido anualmente, as pessoas e/ou casais que buscam habilitação para adoção devem realizar.

Mesmo com o inicio do curso as inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de maio na secretaria de Assistência Social, em horário comercial.

ATENÇÃO

Caso os casais ou alguma pessoa tenha interesse em adotar, mas ainda não realizou os procedimentos na Vara da Família poderá realizar e organizar os procedimentos no período do curso. “Os cursos para adoção tem possibilitado aos participantes a ampliação do perfil da criança para a faixa etária tardia para adoção, cor diferenciada do pretendente e de saúde com agravos, colaborando desta forma com a inserção de mais crianças e adolescentes em famílias substitutas”, destacou Jolly.

 

Compartilhe

Veja mais