ACONTECE SAÚDE – Câimbras: repentinas e dolorosas

Foto: Divulgação/Reprodução

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

Caracterizada por contrações involuntárias dos músculos, as câimbras aparecem de forma inesperada, podendo surgir durante a noite ou na prática de alguma atividade física. O problema, geralmente, instala-se nos membros inferiores, provocando espasmos repentinos ou prolongados. 

“Os músculos e os tendões se contraem e se tornam visíveis por segundos ou até minutos”, comenta Daniel Magnoni, diretor do Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do Hospital do Coração (HCOR).

São diversas as possibilidades de causas para esse incômodo. Em geral, as câimbras são acarretadas por algum esporte ou por determinadas profissões.

            Entre as causas mais comuns, vale à pena destacar:

  • Desidratação : A falta de líquidos intramuscular deixa as fibras musculares sujeitas a sofrerem espasmos;
  • Má circulação: Em idosos, o estreitamento das artérias provoca câimbras devido ao menor fluxo sanguíneo. Já em pessoas que permaneceram longos períodos em repouso para uma cirurgia ou viagem, por exemplo, quando voltam às atividades físicas, têm mais episódios do problema.
  • Frio: Baixas temperaturas propiciam o aparecimento da câimbra, uma vez que a musculatura fica mais tensa e contraída, ocasionando os espasmos das fibras musculares;
  • Uso intenso da musculatura: Acomete mais frequentemente atletas que sobrecarregam os músculos em grande intensidade. As câimbras também podem ser resultado de atividades repetitivas como escrever e digitar sempre na mesma posição por um longo período;
  • Deficiência de sais minerais: A carência de minerais como cálcio, potássio ou magnésio na alimentação, facilita o aparecimento do incômodo.
  • Outras causas: portadores de diabetes, anemia, desequilíbrios hormonais e mulheres grávidas estão mais sujeitos a desenvolver episódios da dor.

Na maioria das vezes, as câimbras duram menos de um minuto e somem de forma espontânea. Durante os episódios, atitudes simples representam uma forma eficaz de tratamento. O alongamento e a massagem no músculo com espasmo são boas alternativas para o relaxamento do músculo e o alívio da dor, assim como a aplicação de calor no local.

Apesar de não ter cura, há uma série de medidas preventivas que podem auxiliar na redução da frequência de crises, como uma hidratação regular, alongamento e alimentação equilibrada.  

“Verduras, legumes e, principalmente, frutas, são boas fontes de sais minerais, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento dos músculos. A banana é uma fruta rica em fibras e velha conhecida quando o assunto é câimbra. Porém, não há nada comprovado sobre sua alta eficiência na prevenção dos episódios do problema”, pontua Magnoni.

Espaço Médico

Como cuidar do coração com fonte confiável

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) é uma Sociedade que agrega médicos e outros profissionais da Saúde com a principal missão de estimular o intercâmbio de informações e a pesquisa sobre hipertensão arterial e doenças cardiovasculares entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros. Ao mesmo tempo, a missão social da SBH é promover a detecção, controle e prevenção da hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular na população brasileira, fornecendo informações importantes sobre a doença e como preveni-la. Para tanto, a SBH tem uma Home Page voltada aos profissionais de saúde, com atualizações, publicações recentes de destaque na área, cursos online para os sócios, entre outras. A SBH também dispõe de Home Page dedicada à população em geral, que pode ser acessada pelo site da SBH, chamada Menos Pressão, com explicações sobre o que é a hipertensão arterial, como cuidar e prevenir, orientações sobre dietas saudáveis e atividades físicas, além da apresentação de nosso aplicativo Escolha Certa para a melhor escolha dos alimentos. Mais recentemente também foi disponibilizado um e-mail para que a população possa tirar dúvidas a respeito da hipertensão arterial e suas implicações durante a pandemia do COVID-19.

Acesse nossos sites sbh.org.br e menospressao.com.br. Fique informado sobre tudo relacionado à hipertensão arterial.

Apoio:

COLUNA SAÚDE ACONTECE
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para acontece@acontecenoticias.com.br
ou para a Avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP – CEP 05022-000

Faça seu comentário

%d blogueiros gostam disto: