Prefeito Odir e equipe conversam com empresários sobre licitação

Na quarta-feira, 15 de agosto a Aciap – Associação Comercial e Empresarial de Pinhão realizou uma reunião especial da diretoria e conselho a pedido do prefeito Odir Gotardo, (PT), que gostaria de conversar com os empresários sobre um curso de corte e costura que o município vai ofertar, o cadastro de fornecedores e o decreto sobre as microempresas.

A reunião aconteceu na sala de reunião da entidade com a presença de vários diretores e conselheiros e do secretário municipal de finanças, Elton Rick Hollen, de administração, Adilson José da Fonseca Santaren, da assessora jurídica especial do gabinete, Vera Diana Tomacheski e o coordenador da secretaria de Industria e Comércio, Sandro da Cruz Nunes, que acompanhava o prefeito.  O presidente da Aciap, Naor Coelho, abriu a reunião agradecendo ao prefeito e a sua equipe por terem realizado esse movimento de vir até a entidade para dialogar com os empresários.

CURSO DE CORTE E COSTURA

O prefeito e sua equipe apresentou a proposta de um curso de corte e costura que vai gerar em torno de 20 mil reais  de investimento público para qualificar a mão-de-obra do município, terá uma duração de 120 horas com a possibilidade de em 2019 ser ofertado mais 120 horas em setores mais específicos do corte e costura. Em relação ao curso, a idéia foi dialogar com os empresários sobre a demanda. “O curso vai ser importante porque estaremos trabalhando com uma demanda que está contida, preparando pessoas para disputar uma vaga no mercado de trabalho e também para se desejarem ser empreendedores, a idéia não é investir num curso que vai custar mais de 20 mil reais para ser um hobby, é preciso que de fato se torne uma fonte de renda, essa é a prioridade. Quem vai empregar essa mão-de-obra qualificada é o empresário local e para isso, a parceria é importante, assim o empresário sabe que temos mão-de-obra qualificada”. ,

O prefeito ressaltou que do debate surgiram outras demandas e que isso demonstra o quanto é importante essa parceria, pois, assim, o executivo trabalha na direção certa, atendendo realmente as necessidades.

CADSTRO DE FORNECEDORES

O secretário de finanças Elton, explicou aos empresários que eles estão se propondo a montar um cadastro dos fornecedores locais, assim, quando houver uma licitação, o empresário que é do ramo será avisado via e-mail. Ele detalhou que o empresário não só será avisado da licitação como terá o edital e poderá assim discutir sua participação com sua equipe e até apontar algum erro que ele observar no edital. “A ideia com o cadastro é consolidar uma relação com os empresários locais organizando um instrumento que vai permitir uma comunicação direta com os empresários sobre as licitações com o setor que as realiza. E viemos para dizer que estamos lá abertos para auxiliar nas dúvidas. Também que a Sala do Empreendedor poderá instruí-los sobre os passos que devem ser seguidos num processo licitatório. Nesse ponto, o diálogo também foi muito bom e produtivo” declarou o prefeito.

DECRETO MICROEMPRESAS

O secretário da administração Adilson falou aos empresários sobre o decreto que vai regulamentar a Lei Geral em relação à participação das microempresas locais nas licitações públicas, a forma que se poderá dar prioridade as empresas locais. “Esse decreto vai permitir mais facilidade para que o nosso empresário local participe dos processos licitatórios da prefeitura, é importante discutir com o empresariado, pois a ideia é encontrar um consenso que atenda as exigências da lei, as expectativas do empresariado e a necessidade da prefeitura, e isso só fazemos assim dialogando com os empresários”, reafirmou Odir, ressaltando que da conversa já saiu uma boa ideia, “Os empresários sugeriram uma atividade chamando o empresariado que será afetado pelo decreto para discuti-lo”.

UMA CARTA DE INTEÇÃO

Na avaliação do prefeito e do presidente da Aciap, a reunião foi muito positiva, aconteceu num clima muito agradável, de forma produtiva onde tanto o executivo pôde colocar suas intenções, como os empresários puderam tranquilamente colocar suas sugestões e necessidades.  “O resultado é positivo, apresentamos à Aciap, podemos dizer, uma carta de intenções para fazermos uma caminhada juntos, o que de fato traz satisfação, é a eficácia e a consolidação que essa parceria vai trazer. A gente pôde identificar que  existe uma sintonia entre o que estamos propondo e o que são as reivindicações da entidade, e o resultado é que já saímos da reunião com a indicação de novos passos a serem dados, não adianta tomarmos decisões ou termos iniciativas se elas não agregarem, daqui saímos com a certeza que o executivo e a Aciap vão se mobilizar para que as coisas de fato aconteçam”.

Para o presidente da Aciap, a valorização que o executivo tem dado à entidade  é marcante, normalmente um encontro como esse seria no gabinete com o presidente e um ou dois empresários, “Mas o executivo com sua equipe que está mais diretamente ligada às demandas dos empresários fez questão de vir até a Aciap, demonstrando assim o seu respeito e valorização pela representatividade da entidade. E os assuntos tratados não foram levados para serem apresentados, mas sim para serem discutidos, isso mostra respeito ao empresariado e as discussões foram muito produtivas”, declarou muito satisfeito o presidente.

Compartilhe

Veja mais