Fotos: Franciele Orue Loures | Texto: Mariana Huller

No dia 4 de outubro, o cinema do campus Santa Cruz da Unicentro recebeu a visita de 83 crianças vindas de Pinhão. Alunos do CMEI Vereador Orlando Diogo tiveram a oportunidade de participar do projeto, sendo o primeiro contato das crianças com o cinema.

O projeto foi uma criação das acadêmicas do curso de Letras, Daiane Ramos Machado e Larissa Ramos Pinto, na disciplina de Língua Portuguesa e Ensino, supervisionado pela professora Keila Grando.

As acadêmicas são naturais do Pinhão e Daiana é professora de uma das turmas do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil, ela conta que passou a observar como o cinema era algo rotineiro em sua vida, já que é um espaço utilizado com frequência pelos estudantes da Unicentro, comentando com Larissa como era uma realidade tão distante para seus alunos do Pinhão. Assim, a semente do projeto foi plantada, como Larissa se referiu com humor “o trabalho de Pinky e Cérebro começou” fazendo alusão ao desenho infantil.

Sendo outubro o mês do Dia das Crianças, Daiane precisava de uma atividade diferente para seus alunos, esta não poderia gerar custos para as famílias, já que o principal foco era a inclusão e a igualdade social entre os alunos. As duas alunas decidiram então unir o projeto à disciplina da professora Keila, que explicou ser uma disciplina extensionista, com 90% de sua carga horária, de projetos de extensão. Quando trouxeram a ideia para a turma, logo todos se animaram e apoiaram, trabalhando juntos para fazer acontecer.

Levou cerca de um mês até conseguirem a aprovação do projeto e a liberação do ônibus de forma gratuita, para não gerar custo algum para os alunos, além da preparação dos próprios acadêmicos de letras que se dividiram em grupos, entre eles, os cozinheiros, responsáveis pela pipoca, os responsáveis pelo filme, e os que recepcionaram e organizaram os alunos.

O filme escolhido foi “Horton e o mundo dos quem”, sendo um filme infantil e familiar, prendeu rapidamente a atenção das crianças,  deixando-as eufóricas com a experiência do cinema, Larissa conta que a única distração foi a chegada da pipoca que os deixou muito empolgados. A experiência estava completa! Afinal, o que é o cinema sem a pipoca fresquinha como acompanhamento?

Os acadêmicos contaram que a experiência  os aproximou muito da realidade das crianças, trazendo ensinamentos para ambos os lados. “Ver a empolgação no rosto das crianças fez todo o esforço ser recompensado. Enquanto assistiam ao filme, era possível notar o quanto aquela experiência os marcava  de forma muito profunda, afinal, como esquecer o dia que foram ao cinema pela primeira vez, e ainda puderam conhecer o espaço da universidade. Algumas crianças até mesmo disseram que futuramente queriam estudar na UNICENTRO.”

É possível notar então o impacto que algo que parece tão simples, como uma visita ao cinema, tem na vivência, não apenas das crianças, como de todos. Com certeza esses futuros adultos lembrarão com muito carinho deste dia especial.

“Para eles foi uma coisa muito diferente, para qualquer pessoa do Pinhão, que não tenha acesso à universidade, é algo muito diferente. A experiência da viagem até o espaço do cinema e da Unicentro foi algo surreal para eles.” Comentou Daiane.

A turma ficou empolgada também com a adesão dos alunos e das famílias, que postaram as fotos nas redes sociais, mostrando a empolgação das crianças. Isso demonstra a importância da democratização e a possibilidade de contato de todos com a emoção e empolgação que só o cinema traz.

“A comunidade nos oferece a universidade pública, mas a gente tem que devolver de alguma forma. Até comentei com a Daiane, que era uma forma de devolver para a nossa cidade. Sempre que eu puder fazer algo para o Pinhão eu vou fazer, eu sou de lá.” Disse Larissa.

Além de tudo, isso é uma forma de mudar a realidade de sua própria comunidade, sendo esse o primeiro passo para mudar o mundo. A universidade em expansão para a comunidade é o atestado de sua importância e influência na vida não apenas daqueles que desfrutam dela como estudantes, mas também para a sociedade como um todo.

O projeto recebeu o nome de “Interação CMEI Vereador Orlando Diogo e Unicentro: cinema no ensino de Língua Portuguesa”, a professora Keila comenta com os alunos que o projeto pode continuar para os próximos anos, já que foi visível o aprendizado das crianças e a possibilidade de mudança na realidade próxima dos acadêmicos.

Compartilhe

Veja mais