Nos dias 27 e 28 de maio aconteceu no município de Toledo a 1ª etapa do Circuito Paranaense de Judô sub 13 e sub 15.

A academia Municipal de Judô Pinhãoense participou com 13 atletas e repetiu o feito da participação em outros campeonatos, trouxe muitas medalhas.

Campeã Geral

O esforço e a dedicação de todos os atletas, o trabalho competente e equilibrado da sensei Maria Helena de Fátima Spengler, que alterna treinos pesados com treinos leves e descontraídos que preparam os músculos e o emocional dos alunos, a participação ativa dos pais dando todo o incentivo e apoio da secretaria de Esportes do município, tem se mostrado uma ótima fórmula para trazer ótimos  resultados.

Um desses resultados foi a Academia de Judô de Pinhão ter se consagrado Campeão Geral na 1ª etapa do Circuito Paranaense Sub 13 e 15, uma conquista inédita para o Judô pinhãoense.

Ser campeã geral foi resultado das vitórias que a equipe de Judô do município tem conseguido. Da 1ª etapa do Paranaense, a equipe trouxe 5 medalhas de ouro, conquistadas pelas judocas Milena Orzechowski, Helena Yumi Watanabe, Luiza Pilatti Tavares e Luize Tavares Borges e pelo jucoda Eduardo Freitas.

De prata foram duas, quem garantiu  foram os atletas Amanda Levinski e Victor Eduardo Bellin, vice-campeão.

Cinco foram as medalhas de bronze, quem as conquistou foram Eliza Spengler, Letícia Borges, Alicia Caldas, Matheus Ribeiro e Gustavo Correia. Quem também ajudou a trazer o título de Campeão Geral foi o judoca Derick Moraes, que não trouxe medalha, mas lutou com muita determinação e garra, ficando bem colocado.

A sensei Maria Helena falou da dificuldade que foi o campeonato, “Teve chave que tinha 19 inscritos, para ser campeão o atleta teve que lutar 8 lutas num mesmo dia. Às vezes a luta durava 7 minutos, após essa luta o atleta tinha só 5 minutos para tomar uma água e já ir para a próxima luta, todas as lutas foram muito difíceis. Agora para a 2ª etapa já intensificamos os treinos, porque os outros atletas vem para nos derrubar”.

Ser campeã geral colocou Pinhão em destaque

Ser campeão geral coloca Pinhão em destaque e os adversários passam a ter muito respeito pela equipe, explicou Maria Helena, “Sábado estávamos em Curitiba, o secretário de esportes de Curitiba, Carlos Pijak, elogiou a Academia de Pinhão porque nós estamos dando de frente com clubes gigantes.  Aqui eu trabalho dos pequeninhos aos adultos, com os que querem ser atletas de competição e com os que lutam por gostar do judô, a prefeitura nos dando o amparo financeiro, os pais incentivando, apoiando. Temos conseguido superar os maiores clubes do Paraná”,  ressaltou.

 

Esse resultado garantiu participação

Os 5 atletas que foram campeões já estão classificados para o Meeting Interestadual em Santa Catarina no final do ano.

Todos os medalhistas já garantiram sua participação na 2ª etapa do Paranaense no mês de agosto em Ponta Grossa.

Dessa etapa sairão os atletas que representarão o Paraná na etapa final do Campeonato Brasileiro. Quem for para o Brasileiro vai estar enfrentando judocas dos 25 estados, mais o Distrito Federal, dela saem os judocas que irão para o Pan-americano.

Já estão no forno novos atletas

No final de junho acontece em Foz do Iguaçu a 1ª etapa do Circuito Paranaense  da categoria sub 9 e 11, Pinhão terá judocas participando, “Estamos levando os atletas para vivenciarem o campeonato porque a equipe sub 9 e 11 está saindo do forno. As nossas expectativas para Foz são mais de participação, porque vai ser a primeira vez deles numa grande competição, que vão ficar longe dos pais. A proposta é proporcionar a primeira experiência a eles”, contou a sensei.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja mais