A Academia Superação, coordenada pelo sensei José de Assis Santos, o professor Zezinho,  levou uma equipe recentemente para participar em Foz do Iguaçu do Campeonato Paranaense de Judô.  Campeonato que reuniu judocas de Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Guarapuava, além de Pinhão.

Entre os participantes do Pinhão estava a pequena Luize Cristina Tavares Borges, de 8 anos, filha de Edonei Oliveira Borges e de Luzyanna Rocha  Tavares de Moraes que competiu na categoria sub 9 trinta quilos.

Acompanhada do pai Edonei Oliveira Borges e da irmã Letícia Carolina Tavares Borges, a judoca Luize  chegou à redação do Fatos do Iguaçu, ambas bem comunicativas e curiosas, foram contando sobre suas participações no judô.

A Campeã

Luize, judoca de faixa azul, enfrentou e derrotou três adversárias para chegar à final, quando enfrentou uma judoca de faixa amarela, uma acima da sua e de virada ganhou a luta.

Com esse título de campeã, Luize se tornou a atleta mais nova a ser campeã do Pinhão.

Bem espontânea, ela contou que tem o apelido no judô de Pit Bull. Questionada que ela era muito meiga para ter tal apelido, ela respondeu rápido, “É que sou forte” e o pai, companheiro nos campeonatos, explica, “È que quando ela sobe no tatame ela se transforma, adquire uma força imensa”

Todo orgulhoso da filha, Edonei contou que as duas filhas fazem judô há três anos, e que elas tem se saído bem nas disputas, mas que o esporte as ajuda muito no comportamento, “O judô é ótimo, transforma as crianças, elas ficam mais centradas e o Zezinho exige bom comportamento e bom desempenho na escola”. contou o pai.

Quem ficou com o vice-campeonato na categoria sub 9 abaixo de trinta quilos foi a prima de Luize, Luiza Pillati Tavares, e elas irão junto com os demais judocas participar no dia 30 no Pinhão da Copa Centro Sul, que terá atletas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A campeã Luize vai a Curitiba nos dias 21 e 22 de outubro participar de mais um campeonato representando Pinhão.

 Como foi ser campeã para ela, respondeu: “Foi uma experiência bem legal”.

Compartilhe

Veja mais