Waldir Reccanello um dos fundadores da equipe Agoge Team | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Em Pinhão 9 atletas se dedicam à corrida de obstáculos militares

Por Nara Coelho

Você já se imaginou realizando uma corrida de 5km e ainda tendo de ultrapassar um obstáculo, como passar por uma travessia suspensa, ou ainda rastejar no meio da lama? Essas são algumas das situações encontradas em uma corrida de obstáculos militares. Quem participa afirma que desafio e superação são as palavras de ordem.

A CORRIDA DE OBSTÁCULOS MILITARES

É uma competição inspirada nos treinos militares, os atletas percorrem uma distância delimitada com vários obstáculos de diferentes níveis de dificuldade, que são similares aos que os soldados enfrentam. Vence o atleta que realizar todo o percurso em menor tempo.

Spartan Race é uma modalidade de corrida de obstáculo militar, onde os atletas precisam mostrar força, superação, companheirismo, preparo psicológico e intelectual.

EQUIPE AGOGE TEAM

Waldir Reccanello é um apaixonado pelas corridas de obstáculos militares, com o amigo Lucas Martins Repula, em 2016 formou a Equipe AGOGE Team com o objetivo de inspirar mais pessoas a vivenciarem a experiência,

“Ela assusta quando falamos, mas é uma prova muito mais mental do que de esforço físico, os obstáculos são difíceis, mas não são impossíveis de vencer, é mais determinação em superar a si mesmo”. Fala entusiasmado Waldir.

OS ATLETAS

A idade mínima para ser um atleta das corridas de obstáculo militar é quatro anos e a máxima é o atleta quem determina. ”A proposta é superar os próprios limites, assim a idade não é empecilho”, explicou Waldir.

Para a competição os atletas são divididos em três categorias – a elite, que são os que correm por premiação, os competitivos que são os atletas com preparação mas não competem pela premiação e tem os open, que é aberto e pode participar todo mundo que quer se divertir se desafiando.

Ainda há a modalidade Kid, para as crianças, o percurso é bem menor e os obstáculos são todos adaptados ao tamanho delas.

AS COMPENTIÇÕES

Há três modalidades de competição da Spartan Race, a Equipe AGOGE tem participado da sprint, que é o nome do percurso mais curto da Spartan, com 5km e 20 obstáculos.

Os atletas se dividem em três categorias, porém, todos fazem a mesma prova, enfrentando os mesmos obstáculos, a diferença é que para quem está na categoria open o atleta pode receber ajuda dos amigos na hora de enfrentar os obstáculos.

INTERLAGOS

A Equipe AGOGE, que hoje é composta por vinte atletas ativos entre masculinos e femininos, adultos, juvenis e infantil, entre eles, nove pinhãoenses, que no dia 13 de outubro estarão participando de mais competição Spartan Race em Interlagos, São Paulo.

Waldir contou que eles já contrataram o ônibus, quem quiser ir, até para conhecer a competição, ainda tem seis lugares disponíveis.

CONVITE

A equipe sempre mantém treinos contínuos e costuma promover eventos para estimular os atletas, que especialmente para a competição de Interlagos estarão no sábado, 28 de setembro, realizando um treino mais específico para a competição no período da tarde, na academia Redfitness.

Waldir reforça que participar dessa modalidade de esporte é estar sempre  melhorando fisicamente e mentalmente como fortalecendo os vínculos de companheirismos e se coloca à disposição para conversar com quem deseja conhecer o esporte, para isso basta procurá-lo ou adicioná-lo no WhatsApp 99920 6666.

PATROCINADORES

A AGOGE está aberta a receber patrocínios, pois eles são importantes para custear as despesas de viagem até as competições,” Cada atleta paga a sua inscrição, mas precisamos de patrocínio para o transporte dos atletas e despesas de viagem e esperamos contar com o apoio das empresas locais”, apontou Waldir.

Compartilhe

Veja mais