Francisco Carlos Caldas

Revendo conteúdos de um livro de Gilberto  Cotrim, da editora Saraiva, ed. de 1983-SP,  dos nossos tempos da década de 1980 de professor de Educação Moral e Cívica-EMC, no hoje Colégio Mórski de Pinhão, encontramos  informações reflexivas bem interessantes e pertinentes, para a época e todos os tempos.

Valor é a qualidade que descobrimos nas coisas, e  crise e inversão de valores se enfrenta a todos os momentos.

Virtude é  em síntese o hábito da prática do bem.

O autor acima relaciona alguns valores positivos, que aqui vamos colocar por uma ordem da nossa linhagem de importância: 1. éticos (do bem e do justo) ; 2 – vitais (saúde); 3. úteis (econômicos, conveniente); 4 – hedônicos (do agradável, do prazer); 5 – religiosos (do espírito); 6 – estéticos  (das artes, beleza)..

O autor também na página 19 de sua obra, relaciona as principais virtudes humanas. As morais: prudência, solidariedade, temperança, coragem, justiça, franqueza ou sinceridade e perseverança. As cívicas sãos também as morais acima, bem como honestidade, obediência às leis, o trabalho pelo bem comum com amor forte e inteligente em relação à Pátria.

Para melhor se situar no tema abordado tem que se fazer uso da razão que é a capacidade humana de avaliar, organizar, julgar os inúmeros fatos percebidos pela mente. E também compreender, que a personalidade de cada um, tem os elementos inatos: inteligência, temperamento e caracteres físicos; os elementos adquiridos: cultura e caráter, em que este último é o conjunto de qualidades éticas de uma pessoa.

Pelo demonstrado quando se entra no campo da personalidade,  as coisas se complica, pois, envolve questões delicadas e complexas, como cultura, temperamento.

Sobre temperamento já fizemos uma abordagem “Conhece-te a ti mesmo” publicada em 30/10/2023,  em onde escrevemos sobre alguns tipos, e que destacamos a classificação: sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático,  e onde até nos enquadramos como de temperamento melancólico, que entre outras características reproduzimos gostar de: previsibilidade, planejamento, estabilidade, servir, respeito, atenção, ordem, ser compreendido, fazer as coisas certas e bem feitas, lealdado, bem pensar antes de agir.

E tudo tem  a ver e relacionado a personalidade, valores e virtudes, e que são assuntos essenciais para as nossas vidas, e principalmente na formação de nossas crianças, adolescentes e jovens, já que adultos são como galhos secos, o endireitar, fazer  correções, quebram e são mais  difíceis de se efetivar. Para encerrar a reflexão, alguns ditados populares: “De pequenino que se torce o pepino”; “devagar e sempre”; “de grão em grão a galinha enche o papo”; “que se vende tem preço, que não se vende tem valor”; “que não zela do que tem não pode reclamar o que não tem”; “é muito bom ser importante, mas é mais importante ser bom”.

            (Francisco Carlos Caldas,  advogado, municipalista, CIDADÃO e ex-professor de Educação Moral e Cívica-EMC).

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

 

 

Compartilhe

Veja mais