Foto  enviada  junto com a inscrição conforme o regulamento solicitava

Redação Fatos do Iguaçu

_______________________________

Apesar de sua inscrição no Concurso de Decoração de Natal “Pinhão Iluminado” ter sido anulada devido ao regulamento que limita a participação ao perímetro urbano, Clarice Borges Domingues Golec, moradora da localidade de Três Barras, no interior de Pinhão-PR, não perdeu o entusiasmo. Sua residência, decorada com carinho, reflete o espírito natalino presente também nas áreas rurais do município.

Clarice explica que sua intenção ao se inscrever foi mostrar que os moradores do interior estão atentos às iniciativas da cidade e desejam participar. Em sua declaração, ela comentou sobre as dificuldades de acesso e a distância de mais de 50 km até o centro da cidade, o que torna inviável a visita da comissão julgadora ao local.

“Quando eu me inscrevi no concurso, foi por vontade de mostrar que o interior recebeu as informações e decidiu participar. Achei que fosse uma votação só virtual, mas teve uma comissão que passou nas casas julgando. A distância de mais de 50 km seria inviável para eles virem, mas participei e gostei.”

Clarice também destacou os desafios enfrentados pelos moradores rurais em relação à oferta de projetos culturais, esportivos e de lazer. Segundo ela, a distância torna difícil a participação em iniciativas da cidade, mas acredita que soluções criativas podem ajudar a incluir a população do interior.

“A gente sabe da dificuldade de sair daqui para a cidade. Mesmo assim, o que vale é a intenção. Talvez uma participação através de chamada de vídeo possa nos inserir nesses projetos, que eu acho muito bacana e interessante.”

Apesar das dificuldades, Clarice reforça a importância de envolver o interior em projetos municipais e espera que o poder público possa encontrar formas de ampliar o acesso às iniciativas culturais e sociais. Ela também destaca que, mesmo longe da cidade, os moradores de Três Barras mantêm a tradição de decorar suas casas para o Natal, celebrando com simplicidade, mas com muita intenção e espírito comunitário.

Essa manifestação da moradora evidencia a necessidade de pensar em soluções inclusivas para que todas as comunidades, urbanas e rurais, possam participar dos eventos promovidos pelo município, reforçando o sentimento de pertencimento e valorização das tradições locais.

Compartilhe

Veja mais