Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

_______________________________

Na tarde de sexta-feira, 6 de dezembro, o salão de festas da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, em Pinhão-PR, foi palco de um evento histórico para as mulheres do município. A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e a Prefeitura de Pinhão, lançou a Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF).

O projeto tem como objetivo oferecer formação e capacitação para que mulheres possam administrar seus empreendimentos e se sintam encorajadas a iniciar novos negócios. Segundo a coordenadora do projeto, professora Loide Andréa Salanche, os cursos serão oferecidos gratuitamente e abordarão temas como plano de negócios, marketing digital e saúde da mulher.

A cerimônia de lançamento contou com a apresentação da Banda Sinfônica Municipal e a tradicional Folia do Divino Espírito Santo. Diversas autoridades marcaram presença, como o prefeito de Pinhão, Valdecir  Biasebetti, a secretária estadual da Mulher, Leandre Dal Ponte, e representantes da Unicentro.

Durante os discursos, destacou-se a importância de ações concretas para o fortalecimento das mulheres na sociedade. “Essa iniciativa é uma oportunidade para que as mulheres de Pinhão possam se capacitar, conquistar independência e transformar suas vidas”, afirmou a secretária Leandre Dal Ponte.

A CEEF Unicentro visa beneficiar cerca de 10 mil mulheres em 23 municípios paranaenses, oferecendo apoio multiprofissional e promovendo a igualdade de gênero. Em março de 2025, terão início os cursos em Pinhão, com inscrições abertas a todas as interessadas.

Compartilhe

Veja mais