Foto: Reprodução vídeo/PRF – Ponta Grossa

Redação Fatos do Iguaçu com a PRF-Ponta Grossa

______________________________________________

Na última quarta-feira (30), uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-376, em Ponta Grossa (PR), identificou um total de 199,3 toneladas de excesso de peso em veículos de carga. Em apenas um turno de serviço, uma equipe especializada flagrou diversas infrações, incluindo um comboio de quatro carretas de grande porte, cada uma com mais de 15 toneladas de carga excedente.

As carretas, que mediam 30 metros de extensão, foram imediatamente autuadas e retidas pela PRF até que os motoristas realizassem a regularização do peso transportado. A situação reflete um aumento expressivo nas apreensões de excesso de peso realizadas no Paraná em 2024, que já somam 8,8 mil toneladas, superando as 8,7 mil toneladas registradas durante todo o ano de 2023.

Veículos com excesso de peso são um risco constante para a segurança nas rodovias, principalmente em trechos de serra, onde a sobrecarga compromete o sistema de freios e suspensão, aumentando o risco de acidentes graves. Além disso, o tráfego com peso acima do permitido acelera a deterioração das estradas, gerando mais custos com manutenção das vias.

Os veículos autuados pela PRF ficam retidos até a regularização do peso e são multados com valores que variam conforme a carga excedente.

Veja o vídeo:

Compartilhe

Veja mais