Foto: reprodução/redes sociais

Redação Fatos do Iguaçu com Sites

____________________________________

Morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, o ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila. Ele foi vítima de demência pugilística, diagnosticada em 2013. Maguila sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença degenerativa similar ao Alzheimer, causada por repetidos golpes na cabeça, uma condição que afeta principalmente ex-atletas de boxe.

A morte foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro, durante o programa Balanço Geral, da TV Record. Nascido em 11 de julho de 1958, em Aracaju, Maguila vivia desde 2017 em uma casa de repouso devido ao agravamento de sua saúde.

O apelido Maguila veio da semelhança com um personagem de desenho animado. O peso-pesado começou sua carreira no boxe com o apoio do narrador e empresário Luciano do Valle, que o assessorou por meio de sua empresa, Luqui. Luciano também o conectou ao renomado treinador americano Angelo Dundee, que treinou lendas como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.

O início da trajetória de Maguila no boxe foi impressionante. Entre 1983 e 1985, ele conquistou 14 vitórias consecutivas, permanecendo invicto por dois anos e conquistando o título de Campeão Sul-Americano dos pesos-pesados, tornando-se uma das grandes revelações do esporte.

Compartilhe

Veja mais