Vistoria esgoto

Foto: Sanepar/Divulgação

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria de Imprensa

_______________________________________________

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está conduzindo vistorias técnicas em Guarapuava e região para garantir a correta destinação do esgoto doméstico. Este trabalho, que começou nesta segunda-feira (22) em Laranjeiras do Sul, se estenderá até maio de 2026 e cobrirá mais de 27 mil imóveis em diversas cidades, incluindo Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Guarapuava e o distrito de Entre Rios.

Os técnicos, identificados com crachá e uniforme da empresa Trezzi e Bonatti Ltda., verificam áreas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, além de hidrômetros e dispositivos de inspeção. Adão Alisson Slompo, gerente da Sanepar na região, destaca que essas vistorias são essenciais para o bom funcionamento do sistema e são uma exigência da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

Durante as vistorias, os técnicos orientam os moradores sobre a importância da correta ligação dos imóveis à rede de esgoto, evitando problemas como odores desagradáveis e refluxos. Slompo alerta que irregularidades como a conexão de esgoto na galeria pluvial podem contaminar rios e aumentar a proliferação de pragas, enquanto a ligação da água da chuva à rede de esgoto pode causar obstruções e odores.

Janete Farias Leite | Foto: Sanepar/Divulgação

Os moradores têm um prazo de 60 dias para corrigir qualquer irregularidade identificada. Após a regularização, recebem um certificado de conformidade. Imóveis já conformes recebem o certificado imediatamente. Um exemplo é Janete Farias Leite, moradora de Guarapuava, que elogiou a eficiência e educação dos técnicos durante a vistoria.

A coordenadora de Redes da Sanepar na região, Adriane de Fátima Lunardi, enfatiza a necessidade de um sistema adequado de retenção de gordura, mesmo em imóveis mais antigos. A ausência ou ineficiência desse sistema é uma das irregularidades mais comuns.

Para mais informações ou dúvidas sobre as vistorias, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou WhatsApp (41) 99544-0115.


Compartilhe

Veja mais