Fotos e reportagem: Nara Coelho
A Rua XV de Dezembro, no município de Pinhão/PR, ficou agitada na sexta-feira, 28 de junho. Houve até fogos de artifício. O motivo da agitação foi a inauguração do Hospital Anjo Protetor.
Para os diretores do hospital, o casal Reinaldo e Rose Rocha, foi um momento de realização, pois as dificuldades para reabrir o hospital foram muitas, desde questões burocráticas até a reforma, aquisição de aparelhos e formação da equipe de trabalho.
A diretora Rose, em seu discurso, fez questão de enfatizar que a inauguração só foi possível graças aos voluntários: “Apesar de muitas pessoas duvidarem, estávamos aqui inaugurando o Hospital Anjo Protetor. Não foi fácil, enfrentamos dificuldades burocráticas e legais, na reforma e aquisição de equipamentos, mas estamos aqui. Só foi possível chegar até aqui porque essa equipe de colaboradores, que hoje, junto conosco, abre as portas deste hospital, abraçou a causa e arregaçou as mangas, trabalhando voluntariamente. Muito obrigada a vocês”. Ela complementou: “Inauguramos hoje o Hospital Anjo Protetor para nunca mais fechar”.
A palavra de ordem foi união.
Muitos empresários, profissionais autônomos e lideranças estiveram presentes.
O tom dos discursos dos representantes da comunidade e das pessoas ligadas ao hospital foi sempre no sentido de que a manutenção do hospital exige a união de todas as lideranças políticas e empresariais do município.
Vários vereadores compareceram, assim como secretários municipais e o prefeito Valdecir Biasebetti. A secretária de Saúde, Meuri Gonçalves de Macedo, em seu pronunciamento, declarou que fará o possível para apoiar o hospital, destacando que já haviam realizado várias ações para auxiliar na parte legal, a fim de que o Anjo Protetor fosse credenciado junto ao SUS.
O presidente da Câmara Legislativa, vereador Luiz Hamilton Kitcky, falou da tristeza que foi ver o antigo hospital fechar e da alegria de agora ver nascer outro hospital na mesma estrutura. Ele pediu ao prefeito que olhasse com muito carinho para o hospital e afirmou que a Câmara de Vereadores está à disposição para ajudar no que for possível, inclusive para convocar uma sessão extraordinária caso houvesse necessidade. Os demais vereadores que fizeram uso da palavra seguiram a mesma linha de pensamento.
O prefeito de Reserva do Iguaçu, que fica a 45 km de Pinhão, Vitorio Antunes de Paula, esteve presente, acompanhado da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Daniele Cristina Caldas, e do secretário de Saúde Jefferson Bevervanzo Varnier. Em seu discurso, ele afirmou que o momento era um marco para Pinhão, mas também para a região. Ele parabenizou os diretores pela coragem e ousadia e desejou que a iniciativa perdurasse por muitos anos, colocando-se à disposição para auxiliar no que fosse necessário.
Já tem equipe médica
O diretor Reinaldo, em sua fala, contou que o hospital já conta com cinco médicos, entre eles um ginecologista e obstetra e um ortopedista. O Anjo Protetor tem uma ala pediátrica, que recebeu o nome do falecido médico Avelino Eduardo Peredo Roman Neto, homenageando-o a ele e a seu avô, fundador do antigo Hospital Santa Cruz. Também já estava organizada a ala da maternidade, e o raio X computadorizado em breve estará atendendo a população.
O pároco da paróquia Divino Espírito Santo do município, padre Tadeus, fez a bênção aos funcionários, aos presentes e às instalações do hospital.
A fita de inauguração do Hospital Anjo Protetor foi descerrada pelas funcionárias que, há um ano, trancaram as portas do antigo hospital, acompanhadas de várias autoridades.
Assista toda a cerimônia de abertura