Entre os dias 03 e 08 de maio, o município de Pinhão sediou a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) com a participação de cerca de mil alunos atletas e professores de seis cidades que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. Foram seis modalidades disputadas: atletismo, basquetebol, futsal, voleibol, tênis de mesa e xadrez.
No atletismo, quem subiu mais vezes no pódio de primeiro lugar foi o município de Pinhão, somando as participações de alunos atletas no regular e PCD (pessoa com deficiência).
O resultado do basquetebol também ficou com a cidade sede da competição, pelo Colégio Professor Mário Evaldo Morski, no masculino 15 a 17 anos. Nas demais categorias da modalidade, o mesmo Colégio representará na fase macrorregional.
A primeira equipe campeã do futsal foi o Colégio Estadual Santa Clara, de Candói, na categoria feminino 12 a 14 anos. Os meninos do Turvo, representando o Colégio Estadual Edivaldo e Maria Janete Carneiro, garantiram a vaga, também nas disputas de 12 a 14 anos.
No feminino 15 a 17 anos, o Colégio Professora Izabel Siqueira, de Reserva do Iguaçu, conquistou o título de campeão e, no masculino, os donos da casa, do Colégio Professor Mário Evaldo Morski, se classificaram para a próxima etapa dos JEPS.
Nas três disputas de voleibol, feminino 12 a 14 anos, 15 a 17 anos e masculino 12 a 14 anos, o Colégio Estadual Mário Evaldo Morski, de Pinhão, ficou com o lugar mais alto do pódio.
O tênis de mesa foi dominado pelos alunos atletas de Turvo, que garantiram a primeira colocação nas duas categorias de duplas, masculino e feminino, foram campeões e vice-campeões no masculino A e B, e primeiro, segundo e terceiro lugares no feminino A e B.
Nos tabuleiros do xadrez, nas disputas do relâmpago e rápido, os destaques foram para o Colégio Estadual Mário Evaldo Morski, Pinhão, com cinco campeões, e Colégio Cívico Militar Engenheiro Michel Reydams, de Reserva do Iguaçu, com quatro primeiros lugares. No convencional, ambos conquistaram duas primeiras colocações.
A fase macrorregional acontecerá em Guarapuava, entre os dias 10 e 15 de junho, unindo alunos atletas dos NREs da cidade sede, Irati, Ponta Grossa e União da Vitória.
Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jogos Escolares do Paraná (JEPS) comemoram, também, os 70 anos de existência da competição.
Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovidos pelo Governo do Estado, os JEPS reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez, além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf 7, disputados apenas nas fases finais.
COM/JEPS |Fernanda Pereira
CONFIRA OS RESULTADOS FINAIS _
Nas modalidades coletiva, se classifica o primeiro lugar. Já nas modalidades individuais, vão para a fase macrorregional os alunos atletas que ficaram em primeiro e segundo lugares.
– A delegação de Guarapuava não participou da fase regional porque será a cidade sede da fase macrorregional. Então, automaticamente, já está classificada.
VEJA MAIS FOTOS EM NOSS INSTAGRAM
https://www.instagram.com/fatosdoiguacu/